Ferramentas de ensino na escultura dentária: modelos, recursos virtuais e interatividade

Autores

  • Jussara Peixoto Ennes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Albert Schiaveto Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Inara Pereira da Cunha FAODO/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rayssa Pereira Nacasato FAODO/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dâmilie Catharine Monteiro Gardim FAODO/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.478

Palavras-chave:

Educação em Odontologia, Anatomia, Escultura.

Resumo

O objetivo desse estudo foi o de verificar a percepção do aluno quanto à utilidade da Técnica Geométrica de Escultura em Três Fases e de alguns recursos auxiliares para aprender anatomia dentária e o impacto desse uso no resultado em notas. Modelos de cera e recursos no ambiente virtual, como vídeos de demonstração da técnica de escultura, arquivos das aulas, testes online e fóruns foram oferecidos a dois grupos de estudantes. A opinião dos alunos foi coletada usando um questionário. Foi realizada a comparação entre as notas obtidas e a frequência do uso dos recursos virtuais; entre as notas dos dois grupos e entre essas e as obtidas por um terceiro grupo, que não teve acesso a nenhuma dessas ferramentas. Os alunos avaliaram positivamente a técnica, os modelos, os vídeos e os demais recursos oferecidos no ambiente virtual. Os modelos foram considerados mais eficientes no auxílio ao aprendizado, com uma diferença significante. Não houve diferença entre a frequência aos vídeos e aos demais recursos virtuais oferecidos e o resultado em notas obtidas pelos estudantes dos Grupos A e B. Não houve diferença entre as médias entre os dois grupos. Houve uma discreta diferença positiva entre a nota final dos estudantes do Grupo B que visitaram todos os recursos virtuais oferecidos quando comparada aos demais, que não o fizeram. A técnica de escultura utilizada proporcionou e facilitou o aprendizado da anatomia dental e a ajuda oferecida pelos modelos foi considerada mais eficiente. A interatividade pareceu dispensável para o alcance desse objetivo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Peixoto Ennes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Instituto de Biociências

Anatomia Humana

Anatomia Craniofacial

Anatomia Dentária

Albert Schiaveto Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Physiology Professor. Ph.D.
INBIO/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Inara Pereira da Cunha, FAODO/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

D.D.S. Former student. FAODO/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Rayssa Pereira Nacasato, FAODO/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

D.D.S. Former student.FAODO/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Dâmilie Catharine Monteiro Gardim, FAODO/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

D.D.S. Former student.FAODO/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Referências

Abu ER, Ewan K, Foley J, Oweys Y, Jayasinghe J. Self-directed study and carving tooth models for learning tooth morphology: Perceptions of students at the University of Aberdeen, Scotland. J Dent Educ. 2013; 77(9):1147-53.

Buchaim RL, Andreo JC, Rodrigues AC, Gonçalves JBO, Daré LR, Rosa Junior GM, et al. Multidisciplinary approach in the teaching of dental sculpture and anatomy. Int J Morph. 2014; 32(2):399-403.

Kilistoff AJ, Mackenzie L, D'Eon M, Trinder K. Efficacy of a step-by-step carving technique for dental students. J Dent Educ. 2013; 77(1):63-7.

Mitov G, Dillschneider T, Abed MR, Hohemberg G, Pospiech P. Introducing and evaluating MorphoDent, a Web-based learning program in dental morphology. J Dent Educ. 2010; 74(10):1133-9.

Obrez A, Briggs C, Buckman J, Goldstein L, Lamb C, Knight WG. Teaching clinically relevant dental anatomy in the dental curriculum: description and assessment of an innovative module. J Dent Educ. 2011; 75 (6):797-804.

Aspden L, Helm P. Making the connection in a blended learning environment. EMT 2004;41(3):245-252.

Delialioglu O. 2007. Investigation of source of motivation in a hybrid course. [Acesso em 8 mai. 2016]. Disponível em: http://www. eric.ed.gov/ERICDocs/data/ericdocs2sql/content_storage_01/0000019b/80/1b/a7/1b.pdf

Seluakumaran K, Jusof FF, Ismail R, Husain R. Integrating an open-source course management system (Moodle) into the teaching of a first-year medical physiology course: a case study. Adv Physiol Educ. 2011; 35(4):369-77.

Dougiamas M, Taylor PC. 2003. Moodle: using learning communities to create an Opens Source Management System. [Acesso em 23 out. 2015]. Disponível em: https:// dougiamas.com/archives/edmedia2003/

Moodle. 2014. Moodle organization. [Acesso em 30 abr. 2015]. Disponível em: www.moodle.org

Picosse M. Anatomia Dentária. 4th Ed. São Paulo: Sarvier, 1983.

Nelson SJ, Ash MM. Wheeller’s Dental Anatomy, Physiology and Occlusion. 9th ed. St Louis: Saunders Elsevier; 2010.

Shott S. Statistics for health professional. London: W. B. Saunders Company, 1990.

Conway J. Educational technology’s effects on models of instructions. [Acesso em 5 abr. 2015]. Disponível em: http://www.irfaner dogan.com/egitim/Educational%20Technology.htm

Horst J, Clark MD, Lee AH. Observation, assisting, apprenticeship: cycles of visual and kinesthetic learning in dental education. J Dent Educ. 2009; 73(8):919-33.

Lange P, Suwardy T, Mavondo F. Integrating a virtual learning environment into an introductory accounting course: determinants of students’ motivation. Accounting Education. 2003; 12(1):1-14.

Cantín M, Muñoz M, Olate S. Generation of 3D tooth models based on three-dimensional scanning to study the morphology of permanent teeth. Int J Morphol. 2015; 33(2): 782-7.

Gossnhelmer AN, Ben T, carneiro MLF, Castro M. Impact of distance education on academic performance in pharmaceutical care course. PLoS One. 2017; 12(4):1-11.

Dantas AM, Kemm RE. A blended approach to active learning in a physiology laboratory-based subject facilitated by an e-learning component. Adv Physiol Educ. 2008; 32(1): 65-75.

Al-Thobity AM, Farooq I, Khan SQ. Effect of software facilitated teaching on final grades of dental students in a dental morphology course. Saudi Med J. 2017; 38(2):192-5.

Wright EF, Hendricson WD. Evaluation of a 3-D interactive tooth atlas by dental students in Dental Anatomy and Endodontics courses. J Dent Educ. 2010; 74(2):110-22.

Dobson JL. The use of formative online quizzes to enhance class preparation and scores on summative exams. Adv Physiol Educ. 2008; 32(4): 297-302.

Kibble J. Use of unsupervised online quizzes as formative assessment in a medical physiology course: effects of incentives on student participation and performance. Adv Physiol Educ. 2007; 31(3):253-60.

Downloads

Publicado

28-03-2018

Como Citar

Ennes, J. P., Souza, A. S., da Cunha, I. P., Nacasato, R. P., & Gardim, D. C. M. (2018). Ferramentas de ensino na escultura dentária: modelos, recursos virtuais e interatividade. Revista Da ABENO, 18(1), 45–55. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.478

Edição

Seção

Artigos