Integração ensino-serviço-gestão na saúde bucal em Santa Maria e região: relato de experiência em estágio curricular acadêmico e Residência Multiprofissional

Autores

  • Caroline Weber Universidade Federal de Santa Maria.
  • Maria Laura Fagundes Universidade Federal de Santa Maria.
  • Anderson Tambara Universidade Federal de Santa Maria.
  • Emir Dirlan Universidade Federal de Santa Maria.
  • Alessandra Beltrame Prefeitura Municipal de Santa Maria.
  • Ariane Krassman Prefeitura Municipal de Santa Maria.
  • Glauber Oliveira Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.
  • Patrícia Campagnol Prefeitura Municipal de Santa Maria.
  • Beatriz Unfer Universidade Federal de Santa Maria.
  • Luísa Helena do Nascimento Torres Universidade Federal de Santa Maria.
  • Jessye Melgarejo do Amaral Giordani Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.484

Palavras-chave:

Serviços de Integração Docente-Assistencial. Serviços de Saúde. Gestão de Serviços de Saúde

Resumo

Os autores descrevem as experiências de integração ensino-serviço-gestão entre a Universidade Federal de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul. O objetivo é apontar as principais ações planejadas e executadas por docentes, gestores, residentes e estudantes de graduação destas três instâncias. O envolvimento dos estudantes de graduação nas atividades de estágio obrigatório é avaliado por meio da análise dos relatórios e as experiências de formação em serviço dos residentes da Residência Multiprofissional por meio de registro das atividades realizados nos serviços públicos de saúde do município. Aborda-se os avanços alcançados na implementação das ações, as dificuldades e as potencialidades encontradas na sua articulação, além da importância dos espaços de integração destas instâncias como ambientes privilegiados na formação dos cirurgiões-dentistas e dos estagiários da Odontologia. O estreitamento das relações entre a Residência Multiprofissional em Saúde e a gestão municipal e regional permitiu a concretização de espaços de interlocução entre profissionais em formação, docentes, gestores e usuários do serviço, proporcionando a reflexão sobre o processo de produção do cuidado, bem como a corresponsabilização pela formação profissional e pela qualidade do serviço de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Weber, Universidade Federal de Santa Maria.

Graduação em Odontologia.

Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde. Ênfase Gestão e Planejamento. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil

Maria Laura Fagundes, Universidade Federal de Santa Maria.

Graduação em Odontologia.

Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde. Ênfase Saúde da Família. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil

Anderson Tambara, Universidade Federal de Santa Maria.

Graduação em Odontologia.

Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde. Ênfase Gestão e Planejamento. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil

Emir Dirlan, Universidade Federal de Santa Maria.

Graduação em Odontologia.

Residente do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde. Ênfase Saúde da Família. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil

Alessandra Beltrame, Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Graduação em Odontologia.

Cirurgiã-Dentista da Estratégia de Saúde da Família. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde (UFSM). Prefeitura Municipal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil

Ariane Krassman, Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Graduação em Odontologia.

Cirurgiã-Dentista da Estratégia de Saúde da Família. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde (UFSM). Prefeitura Municipal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil

Glauber Oliveira, Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.

Graduação em Odontologia.

Coordenador Regional de Saúde Bucal. Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde. Preceptor do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde (UFSM). Santa Maria, RS, Brasil.

Patrícia Campagnol, Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Graduação em Odontologia.

Coordenadora da Política Municipal de Saúde Bucal. Preceptora do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde (UFSM). Prefeitura Municipal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Beatriz Unfer, Universidade Federal de Santa Maria.

Graduação em Odontologia.

Mestrado e Doutorado em Odontologia Preventiva e Social.

Professora do Curso de Odontologia. Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas. Tutora e Professora do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde. Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil

Luísa Helena do Nascimento Torres, Universidade Federal de Santa Maria.

Graduação em Odontologia.

Mestrado e Doutorado em Odontologia em Saúde Coletiva.

Professora do Curso de Odontologia. Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas. Tutora e Professora do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde. Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil

Jessye Melgarejo do Amaral Giordani, Universidade Federal de Santa Maria.

Graduação em Odontologia.

Especialização em Saúde Pública.

Residência Multiprofissional em Saúde Pública.

Mestrado em Saúde Bucal Coletiva.

Doutorado em Epidemiologia.

Professor (a) do Curso de Odontologia. Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas. Tutor(a) e Professor(a) do Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde. Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil

Referências

Freitas STF. História social da cárie dentária. Bauru: EDUSC; 2001, 126p.

Toassi RFC, Stobäus CD, Mosquera JJM, Moysés SJ. Currículo integrado no ensino de Odontologia: novos sentidos para a formação na área da saúde. Interface Comum Saúde Educ. 2012; 16(41): 529-42.

Kovaleski DF, Freitas SFT, Botazzo C. Disciplinarização da boca, a autonomia do indivíduo na sociedade do trabalho. Ciênc Saúde Coletiva. 2006; 11(1):97-103.

González, AD. Mudança na formação superior de profissionais de saúde: experiências de ativadores do Paraná. [Dissertação]. Londrina: Universidade Estadual de Londrina; 2008.

Morin E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Almeida MC, Carvalho EA. (Org.). 4 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

Albuquerque VS, Gomes AP, Rezende CHA, Sampaio MX, Dias OV, Lugarinho RM. A integração ensino-serviço no contexto dos processos de mudanças na formação superior dos profissionais da saúde. Rev Bras Educ Méd. 2008;32(3): 356-62.

Zarpelon LFB, Batista NA, Terencio ML. Integração ensino-serviço no contexto das escolas médicas brasileiras: revisão integrativa. Ciênc Saúde Coletiva. 2017. [Acesso em 25 set. 2017]. Disponível em: http://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/integracao-ensinoservico-no-contexto-das-escolas-medicas-brasileiras-revisao-integrativa/16087

Lima LL, Jorge MSB, Gomes ILV, Morais JB. Sentidos e significados da integralidade e interdisciplinaridade na formação em saúde. In: Jorge MSB, Lima LL, Pinto AGA (Orgs). Caminhos da formação em saúde: políticas, desafios e contradições - ensino, pesquisa, cuidado e gestão. Fortaleza: EdUECE; 2012.

Ceccim RB, Feuerwerker LCM. O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle Social. Physis. 2004;14(1):41-65.

Downloads

Publicado

08-01-2018

Como Citar

Weber, C., Fagundes, M. L., Tambara, A., Dirlan, E., Beltrame, A., Krassman, A., Oliveira, G., Campagnol, P., Unfer, B., Torres, L. H. do N., & Giordani, J. M. do A. (2018). Integração ensino-serviço-gestão na saúde bucal em Santa Maria e região: relato de experiência em estágio curricular acadêmico e Residência Multiprofissional. Revista Da ABENO, 17(4), 144–152. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.484

Edição

Seção

Edição temática Clínica Ampliada