Integração ensino-serviço-gestão na saúde bucal em Santa Maria e região: relato de experiência em estágio curricular acadêmico e Residência Multiprofissional
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.484Palavras-chave:
Serviços de Integração Docente-Assistencial. Serviços de Saúde. Gestão de Serviços de SaúdeResumo
Os autores descrevem as experiências de integração ensino-serviço-gestão entre a Universidade Federal de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul. O objetivo é apontar as principais ações planejadas e executadas por docentes, gestores, residentes e estudantes de graduação destas três instâncias. O envolvimento dos estudantes de graduação nas atividades de estágio obrigatório é avaliado por meio da análise dos relatórios e as experiências de formação em serviço dos residentes da Residência Multiprofissional por meio de registro das atividades realizados nos serviços públicos de saúde do município. Aborda-se os avanços alcançados na implementação das ações, as dificuldades e as potencialidades encontradas na sua articulação, além da importância dos espaços de integração destas instâncias como ambientes privilegiados na formação dos cirurgiões-dentistas e dos estagiários da Odontologia. O estreitamento das relações entre a Residência Multiprofissional em Saúde e a gestão municipal e regional permitiu a concretização de espaços de interlocução entre profissionais em formação, docentes, gestores e usuários do serviço, proporcionando a reflexão sobre o processo de produção do cuidado, bem como a corresponsabilização pela formação profissional e pela qualidade do serviço de saúde.
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