Processo de trabalho do sistema de referência e contra-referência da área da Odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i1.5Palavras-chave:
Referência. Atenção secundária. Saúde bucal.Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar o processo de trabalho do sistema de referência e contrareferência da área da Odontologia. Para subsidiar a análise normativa e comparativa foram realizadas entrevistas compostas de oito perguntas fechadas dirigidas aos Secretários Municipais de Saúde (SMS) e Coordenadores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de uma Coordenadoria Regional da Saúde (CRS) do RS composta por doze municípios. Após a realização das entrevistas os dados foram tabulados em frequências simples. Para análise comparativa as respostas obtidas nas SMS(s) foram consideradas como padrão ouro para emitir juízo de valor. No final da análise foram identificadas potencialidades e limitações do processo de trabalho da interface de governabilidade municipal. Conclui-se que o processo de trabalho do sistema de referência e contra-referência da área da odontologia deve ser planejado pelos gestores das SMS(s) e UBS(s) com a coordenação da CRS para adequar as necessidades de cada município.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).