Processo de construção coletiva da Clínica Ampliada na Odontologia por meio de uma gestão colegiada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.511

Palavras-chave:

Humanização da Assistência. Odontologia. Sistema Único de Saúde.

Resumo

O objetivo deste estudo foi relatar o processo de construção coletiva da Clínica Ampliada (CA) no Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Este é um estudo do tipo descritivo, de caráter documental, baseado na análise dos temas registrados nas atas das reuniões semanais da Comissão Permanente de Avaliação da Clínica Ampliada (COPACA), desde  o primeiro semestre de 2010 até o primeiro semestre de 2017. Os dados foram interpretados pelo método da análise de conteúdo preconizado por Bardin. Os documentos apontaram que os impactos da gestão colegiada sobre o funcionamento da clínica odontológica da UEM foram: maior resolutividade dos problemas, menor dificuldade nos enfrentamentos dos desafios encontrados, maior comprometimento dos envolvidos, planejamento integral dos casos e satisfação dos docentes, discentes, agentes universitários e usuários. Como produtos das discussões realizadas pela COPACA, podemos citar: Prontuário único; Manual da Clínica Ampliada e Instrutivo da Clínica Ampliada. Este estudo permitiu concluir que a construção e o aprimoramento da CA no Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) têm ocorrido de forma contínua no período de 2010 a 2017, resultado de um esforço e sinergia da equipe. As reuniões semanais da COPACA são o espaço onde a gestão colegiada se consolida e a escuta e as potencialidades são legitimadas. Diversas temáticas emergiram a partir de problemas detectados no dia a dia. Houve discussão e reflexão e propostas foram elaboradas objetivando a melhoria do serviço e do ensino, conforme preconiza a Política Nacional de Humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Najara Barbosa da Rocha, Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá - PR

Docente do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá - PR

Vanessa Cristina Veltrini, Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá - PR

Docente do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá - PR

Carina Gisele Costa Bispo, Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá - PR

Docente do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá - PR

Neli Pielarisi, Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá - PR

Docente do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá - PR

Raquel Sano Suga Terada, Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá - PR

Docente do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá - PR

Mitsue Fujimaki, Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá - PR

Docente do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá - PR

Referências

Brasil. Ministério da Saúde. HumanizaSUS: Documento base para gestores e trabalhadores do SUS. 4. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.

Rios IC. Humanização: a essência da ação técnica e ética nas práticas de saúde. Rev Bras Educ Med. 2009; 33(2):253-61.

Ministério da Saúde (Brasil). Política nacional de humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2004.

Brasil. Ministério da Saúde. Clínica Ampliada, equipe de referência e projeto terapêutico singular. 2ª ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde; 2007.

Brasil. Ministério da Saúde. Acolhimento nas práticas de produção de saúde. 2. ed. 5. reimp. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.

Terada RSS, Nakama L (Org). A implantação das diretrizes curriculares nacionais de Odontologia: a experiência de Maringá. São Paulo/Londrina/Brasília :HUCITEC/Rede Unida/Abeno, 180p. 2004.

Hayacibara MF, Terada RSS, Silva MC, Morita MC, Tanaka E, Krieger L. II Fórum dos projetos Pró-Saúde Odontologia das universidades do estado do Paraná - relato de experiência. Rev Espaço para a Saúde. 2009; 11(1): 54-60.

Brasil. Ministério da Saúde. A Educação Permanente Entra na Roda: pólos de educação permanente em saúde – conceitos e caminhos a percorrer. Brasília: Ministério da Saúde, 2005.

Cecim RB, Feuerwerker LCM. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. Rev Saúde Colet. 2004, 14(1):41- 65.

Hayacibara MF, Lolli LF, Terada RSS, Hidalgo MM, Bispo CGC, Terada HH, et al. Experiência de Clínica Ampliada em Odontologia na Universidade Estadual de Maringá. Rev Bras Educ Méd. 2012; 36(1):178-83.

Fujimaki M. Clínica Ampliada – A Odonto Além da Boca, uma experiência em Maringá PR. Documentário. [Acesso em 5 out. 2017]. Disponível em: http://redehumanizasus.net/ clinica-ampliada-a-odonto-alem-da-boca-uma-experiencia-em-maringa-pr/.

Peruchi CTR, Souza AP, Hidalgo MM, Terada RSS, Peixoto IS, Bispo CGC. A Clínica Ampliada na Odontologia: avaliação do trabalho clínico onde o ensino acontece. Rev Assoc Paul Cir Dent. 2015;69(2):170-7.

Marcone MA, Lakatos EM. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 3 ed. São Paulo: Atlas; 1999.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

Brasil. Folheto da Política Nacional de Humanização - PNH. 1. ed. 1 reimp. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013.

Brasil. Ministério da Saúde. Gestão participativa e cogestão / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.

Padilha LS. Processo de implantação do acolhimento com classificação de risco no setor de urgências da clínica de odontologia da UEM Dissertação de Mestrado. Departamento de Odontologia. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, 2012. [Acesso em 5 out. 2017]. Disponível em: http://nou-rau.uem.br/nourau/document/?code=vtls000213963.

Paraná. Secretaria de Estado da Saúde do Paraná. Superintendência de Assistência à Saúde. Linha guia de saúde bucal. - Curitiba: SESA, 2014.

Maynart WH, Albuquerque MC, Brêda MZ, Jorge JS. A escuta qualificada e o acolhimento na atenção psicossocial. Acta Paul Enferm. 2014; 27(4):300-3.

Zoboli ELCP. Bioética e atenção básica: para uma clínica ampliada, uma Bioética clínica amplificada. O Mundo da Saúde São Paulo: 2009; 33(2):195-204.

Bispo CGC, Hidalgo MM, Correa VL, Calazans CM, Iwaki Filho L, Hayacibara MF et al. Estratégias para humanização propostas pelos alunos do quarto ano do Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá. Rev Med Minas Gerais 2009, 19 (4Suppl 2), S59-63.

Conselho Regional de Medicina. RESOLUÇÃO CFM nº 1.638/2002. Define prontuário médico e torna obrigatória a criação da Comissão de Revisão de Prontuários nas instituições de saúde. Publicada no D.O.U. 2002, Seção I, p.184-5.

Downloads

Publicado

08-01-2018

Como Citar

Rocha, N. B. . da, Veltrini, V. C., Bispo, C. G. C., Pielarisi, N., Terada, R. S. S., & Fujimaki, M. (2018). Processo de construção coletiva da Clínica Ampliada na Odontologia por meio de uma gestão colegiada. Revista Da ABENO, 17(4), 121–132. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.511

Edição

Seção

Edição temática Clínica Ampliada