Itinerário formativo em Clínica Ampliada: narrativas de uma cirurgiã-dentista
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.517Palavras-chave:
Saúde Bucal. Odontologia. Saúde Pública. Narração.Resumo
A despeito das inovações propostas nos últimos anos ao modelo de formação em Odontologia, ele vem se mantendo centrado na aquisição de competências relacionadas ao desenvolvimento de procedimentos técnicos. O trabalho em saúde, contrariamente, demanda uma atuação ampliada e abrangente que corresponda às necessidades de um corpo vivo, subjetivado e complexo. O texto objetiva, a partir das narrativas de um itinerário formativo (que ocorreu pela experiência de uma cirurgiã-dentista no exercício da Clínica Ampliada) revelar elementos que contribuam com a discussão e auxiliem na busca de alternativas e enfrentamento no que se refere às incoerências entre o modelo de formação em Odontologia e o perfil profissional demandado pelo trabalho em saúde. A narrativa do itinerário formativo em clínica ampliada, inicialmente no âmbito de um projeto de pesquisa e, em seguida, no mundo do trabalho, aponta obstáculos e empecilhos relacionados ao desenvolvimento da Clínica Ampliada de saúde bucal, além de revelar benefícios e facilidades na incorporação de práticas de saúde que colocam o sujeito no centro. A narrativa demonstra, ainda, o potencial formativo da experiência em Clínica Ampliada. Evidencia-se a necessidade de desenvolver estudos e sistematizar experiências relacionadas à Clínica Ampliada de saúde bucal, no âmbito da formação e do trabalho, no sentido de fortalecer seu desenvolvimento.
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