Da prática ao ensino: a constituição da clínica odontológica

Autores

  • Cristine Maria Warmling Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.531

Palavras-chave:

Ensino. História. Odontologia. Saúde Bucal. Clínicas Odontológicas.

Resumo

O objetivo do estudo é analisar relações estabelecidas entre práticas profissionais e ensino odontológico na constituição da clínica odontológica no contexto de aproximação e separação da Medicina no Brasil. Foram analisadas diferentes fontes documentais: legislação, atas institucionais, documentos jornalísticos e jurídicos, relatórios governamentais, assim como livros técnicos e históricos do campo da Odontologia. A intenção é usar a história para problematizar a atualidade. Verificou-se que a clínica odontológica, no seu processo de constituição, se aproximou e até se confundiu com a técnica e com a prótese dentária, tanto nas práticas profissionais como no ensino. Um modo de funcionar presente nas práticas discursivas de profissionais, no início do século XX, separou a Odontologia da Medicina e representou, não apenas prescindir dos conhecimentos e procedimentos intrínsecos à clínica médica, mas direcionou, também, seu contexto científico e de criação. O processo de instituição do ensino de Odontologia em separado do da Medicina, no Brasil, desempenhou, aí, um papel preponderante.

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Publicado

08-01-2018

Como Citar

Warmling, C. M. (2018). Da prática ao ensino: a constituição da clínica odontológica. Revista Da ABENO, 17(4), 20–35. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v17i4.531

Edição

Seção

Edição temática Clínica Ampliada