Dificuldades relatadas por estudantes de odontologia diante de procedimentos relacionados à periodontia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i1.6Palavras-chave:
Odontologia. Ensino. Periodontia.Resumo
Objetivo: O presente trabalho teve por objetivo avaliar as principais dificuldades relatadas por estudantes do último ano do curso de Odontologia na execução de procedimentos periodontais básicos e cirúrgicos. Métodos: Um questionário proposto com 24 questões, sendo 14 referentes a procedimentos periodontais básicos e 10 a procedimentos cirúrgicos foi aplicado em 45 alunos de graduação com trabalhos envolvendo tais procedimentos durante as atividades práticas da Disciplina de Clínica Integrada, disciplina obrigatória da grade curricular do curso, ministrada aos alunos do último ano. Os alunos foram questionados quanto à percepção individual de dificuldades quanto a execução dos diversos passos referentes aos tratamentos avaliados. O grau de dificuldade individual foi determinado segundo a escala Likert em 0 = nenhuma, 1 = leve, 2 = moderada, 3 = alta e 4 = muito alta. Aplicou-se a análise exploratória dos dados obtidos e adicionalmente, o grau de dificuldade foi dicotomizado em nenhuma a leve (escores 0 e 1) e moderada a muito alta (escores 2 a 4). Resultados: Com relação ao tratamento periodontal básico, a sondagem do nível ósseo foi o procedimento com maior quantidade de alunos em dificuldade (57,5%). Para as dificuldades relatadas por estudantes relacionadas às etapas de uma cirurgia periodontal apenas os procedimentos relacionados a anestesia e remoção de sutura não apresentaram relatos de dúvidas. Conclusão: O procedimento cirúrgico periodontal foi o que envolveu maior prevalência de dúvidas relatadas de forma moderada a muito alta, sendo a indicação da técnica cirúrgica adequada, a etapa com a maior porcentagem de dúvidas (66,6%) entre os graduandos.
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