Atendimento odontológico a adolescentes infratores: abordagem qualitativa em clínica de graduação

Autores

  • Altair Soares de Moura
  • Gustavo Igor Barbosa Pereira
  • Neilor Mateus Antunes Braga
  • Raquel Conceição Ferreira
  • Manoel Brito-Júnior

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i2.61

Palavras-chave:

Adolescente infrator. Auto-imagem. Saúde. Saúde bucal. Pesquisa qualitativa.

Resumo

Esse estudo avaliou a percepção de adolescentes infratores sobre a convivência familiar e dentro da instituição, sobre a saúde geral e bucal. Foi adotada abordagem qualitativa, com a participação de adolescentes infratores (13 a 17 anos) em processo de ressocialização. Esses adolescentes estavam sendo atendidos em clínica odontológica por alunos de graduação, sob supervisão docente. Após assinatura do termo de consentimento, os adolescentes foram entrevistados,
sendo suas falas gravadas, transcritas e submetidas à análise de conteúdo. Para a maioria dos adolescentes, a família foi definida como um espaço de conflitos e distante das suas vidas diárias. Na instituição, eles relataram múltiplas e variadas atividades, esportivas, de arte e educação, que devem ser cumpridas em horários rígidos. Todos falaram, em algum momento da entrevista, sobre a recompensa com diferentes “benefícios”, pelo bom comportamento dentro da instituição,
sendo a liberdade o mais desejado por todos. A saúde foi definida como: emprego, acesso a programas educativos, acesso a cuidados médicos e de enfermagem e participação nos cursos oferecidos na instituição. Aspectos pessoais de autocuidado, como uma boa alimentação, a prática de esportes e a higiene do corpo foram também citados como  determinantes da saúde. Para alguns deles, saúde é liberdade, abandono das drogas e do crime. A saúde bucal foi definida como higiene bucal por todos os adolescentes.

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Como Citar

Moura, A. S. de, Pereira, G. I. B., Braga, N. M. A., Ferreira, R. C., & Brito-Júnior, M. (2013). Atendimento odontológico a adolescentes infratores: abordagem qualitativa em clínica de graduação. Revista Da ABENO, 11(2), 34–39. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i2.61

Edição

Seção

Artigos