Os estudantes de odontologia e a leitura de textos acadêmico-científicos no mundo virtual(a)
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i1.7Palavras-chave:
Educação em odontologia. Leitura eletrônica. Leitura acadêmica.Resumo
Buscando compreender as práticas de leitura dos estudantes em relação a leitura de textos acadêmicocientificos disponíveis no mundo virtual, o estudo questionou: como os estudantes realizam a leitura destes textos? Como interagem com antigas e novas tecnologias de leitura? Chartier, Levy e Rouet fundamentaram o estudo. O questionário foi o instrumento aplicado em 46 estudantes do 7º. e 8º. períodos de uma universidade particular. Foram entrevistados 3 alunos para esclarecer aspectos evidenciados no questionário. O estudo verificou que o mundo digital faz parte do cotidiano dos alunos. No entanto, estes ainda não demonstraram o letramento proporcionado pela tecnologia, pois dispensam links, o uso da base de dados e preocupam-se em ler texto curtos, eletrônicos ou impressos, porque mais fáceis de serem compreendidos. Utilizam a mesma estratégia de leitura para esses tipos de texto. Concluiu-se que os alunos
não são navegadores/leitores proficientes de textos eletrônicos científicos.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).