Os estudantes de odontologia e a leitura de textos acadêmico-científicos no mundo virtual(a)

Autores

  • Jurema Nogueira Mendes Rangel

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i1.7

Palavras-chave:

Educação em odontologia. Leitura eletrônica. Leitura acadêmica.

Resumo

Buscando compreender as práticas de leitura dos estudantes em relação a leitura de textos acadêmicocientificos disponíveis no mundo virtual, o estudo questionou: como os estudantes realizam a leitura destes textos? Como interagem com antigas e novas tecnologias de leitura? Chartier, Levy e Rouet fundamentaram o estudo. O questionário foi o instrumento aplicado em 46 estudantes do 7º. e 8º. períodos de uma universidade particular. Foram entrevistados 3 alunos para esclarecer aspectos evidenciados no questionário. O estudo verificou que o mundo digital faz parte do cotidiano dos alunos. No entanto, estes ainda não demonstraram o letramento proporcionado pela tecnologia, pois dispensam links, o uso da base de dados e preocupam-se em ler texto curtos, eletrônicos ou impressos, porque mais fáceis de serem compreendidos. Utilizam a mesma estratégia de leitura para esses tipos de texto. Concluiu-se que os alunos
não são navegadores/leitores proficientes de textos eletrônicos científicos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Rangel, J. N. M. (2013). Os estudantes de odontologia e a leitura de textos acadêmico-científicos no mundo virtual(a). Revista Da ABENO, 10(1), 42–51. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v10i1.7

Edição

Seção

Artigos