Conhecimento e adoção de estratégias ecológicas na graduação em Odontologia

Autores

  • Ana Carla de Paula Souza Discente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva
  • Isabela Faria de Souza Costa Discente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva
  • Pedro Henrique Goulart Enoque Discente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Newton Paiva
  • Cristina Dutra Vieira Mestre e Doutora em Microbiologia ICB-UFMG
  • Camilla Aparecida Silva de Oliveira Professora Adjunta do Centro Universitário Newton Paiva Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.727

Palavras-chave:

Resíduos de Serviços de Saúde. Meio Ambiente. Estudantes de Odontologia. Educação Ambiental.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento e a adoção de estratégias da Odontologia sustentável pelos estudantes de uma instituição de ensino superior privada de Belo Horizonte. A amostra foi composta por acadêmicos matriculados no 4º ao 9º período no ano de 2018 (n=287). Os dados foram coletados por meio de questionário autoaplicável em língua portuguesa, tabulados e analisados por meio de análise descritiva. Observou-se que cerca de um terço dos participantes (93, 32,39%) adotam as estratégias ecológicas que podem ser implementadas nas práticas odontológicas diárias. Aproximadamente a metade dos estudantes (152, 53,0%) relataram que pensam às vezes nas questões ambientais e de sustentabilidade e 252 (87,8%) responderam que nunca ouviram falar sobre Odontologia Verde. No entanto, 268 (93,4%) demonstraram interesse em conhecê-la e 230 estudantes (80,1%) consideraram importante a implementação de programas de educação ambiental no currículo dos cursos de Odontologia. Grande parte dos estudantes desconhece a Odontologia Verde e não adota condutas que refletem preocupação com as questões ambientais. Apenas uma parcela dos entrevistados utiliza estratégias ecológicas na sua rotina clínica, mas não necessariamente em seus hábitos cotidianos. A inserção da educação ambiental nas universidades faz-se urgente e foi apoiada pelos estudantes do presente estudo.

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Biografia do Autor

Camilla Aparecida Silva de Oliveira, Professora Adjunta do Centro Universitário Newton Paiva Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Odontologia pelo CUNP

Especialista em Microbiologia pelo ICB-UFMG

Mestre em Saúde Coletiva pela FO-UFMG.

Doutoranda em Saúde Coletiva pela FO-UFMG.

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Publicado

10-09-2019

Como Citar

Souza, A. C. de P., Costa, I. F. de S., Enoque, P. H. G., Vieira, C. D., & Oliveira, C. A. S. de. (2019). Conhecimento e adoção de estratégias ecológicas na graduação em Odontologia. Revista Da ABENO, 19(2), 144–155. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i2.727

Edição

Seção

Artigos