Entrevista Motivacional no ensino de graduação em Odontologia

Nathalia Ribeiro Jorge da Silva, Alexandre Emídio Ribeiro Silva, Andreia Morales Cascaes

Resumo


A Entrevista Motivacional (EM) é um método de aconselhamento que busca intervir no estilo de vida do indivíduo, com a finalidade de promover uma mudança comportamental benéfica à sua saúde. Embora bastante difundido em alguns países, o ensino da EM não é incorporado ao currículo da graduação das universidades brasileiras. O objetivo deste estudo é relatar a metodologia de desenvolvimento e a análise do desempenho de estudantes de graduação em Odontologia que participaram de um projeto piloto para o ensino teórico e prático da EM da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A etapa teórica foi conduzida por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle UFPel) e, a prática foi desenvolvida junto a famílias de crianças cadastradas em uma Unidade Básica de Saúde, em Pelotas, RS, que oferece estágio curricular obrigatório para estudantes da Faculdade de Odontologia da UFPel. O desempenho dos estudantes era avaliado semanalmente por meio do instrumento Motivational Interviewing Treatment Integrity (MITI 3.1.1.). Os estudantes também preenchiam um questionário de autoavaliação. No geral, o projeto mostrou-se efetivo na melhoria do desempenho dos estudantes na aplicação da EM ao longo do estudo, com oscilações em algumas habilidades específicas. A EM é uma abordagem educativa inovadora e que demonstra resultados benéficos ao ensino da graduação em Odontologia.


Palavras-chave


Entrevista Motivacional. Educação em Odontologia. Estudantes

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


Rollnick S, Miller WR, Butler CC. Entrevista motivacional no cuidado da saúde: ajudando pacientes a mudar o comportamento. Porto Alegre: Artmed, 2009.

Martins RK, Mcneil DW. Review of Motivational Interviewing in promoting health behaviors. Clin Psy Rev. 2009; 29: 283-93.

Gecht-silver M, Lee D, Ehrlich-jones L, Bristow M. Evaluation of motivational interviewing training for third-year medical students. Fam Med. 2016; 48(2): 132-5.

Cascaes AM, Bielemann RM, Clark VL. Effectiveness of motivational interviewing at improving oral health: a systematic review. Rev Saúde Púb. 2014; 48: 142-53.

Bray KK, Catley D, Voelker MA, Liston R, Williams KB. Motivational interviewing in dental hygiene education: Curriculum modification and evaluation. J Dent Educ. 2013; 77(12): 1662-69.

Moyers TB, Martin T, Manuel JK, Miller WR, Ernst D. Revised Global Scales: Motivational Interviewing Treatment Integrity 3.1.1 (MITI 3.1.1) [Draft Manuscript]. Albuquerque (CASAA): University of New Mexico; 2010.

Goggin K, Hawes SM, Duval ER, Spresser CD, Martínez DA, Lynam I, Barnes A, Hinton-dampf AM, Murphy ME, Marken PA, Catley D. A motivational interviewing course for pharmacy students. Amer J Pharm Educ. 2010; 74(4 Suppl 70).

Croffoot C, Bray KK, Black MA, Koerber A. Evaluating the effects of coaching to improve Motivational Interviewing skills of dental hygiene students. J of Dental Hyg. 2010; 84(2): 57-64.




DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i3.764

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN Impresso: 1679-5954

ISSN Online: 2595-0274