O PET-Saúde em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia no desenvolvimento de habilidades e competências profissionais: Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v13i2.81Palavras-chave:
Educação em Odontologia, Ensino, CurrículoResumo
As Diretrizes Curriculares Nacionais de Odontologia (DCNs) definem os objetivos do curso assim como os princípios, fundamentos, condições e procedimentos da formação de cirurgiões-dentistas e devem ter aplicação nacional sendo utilizadas como eixo orientador na elaboração dos currículos implementados em instituições de ensino superior. A Universidade Estadual de Londrina buscando atingir o patamar exigido pelas DCNs embasou-se sua matriz curricular em módulos integrados e em consonância com os mesmos aderiu ao Programa de Educação pelo trabalho para Saúde (PET-Saúde). O presente trabalho objetivou relatar a experiência de estudantes do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que vivenciaram o Programa PET-Saúde como facilitador em sua formação profissional. O relato foi organizado em tópicos referentes a algumas habilidades e competências exigidas pelas DCNs do curso de Odontologia que foram desenvolvidas durante a experiência. Conclui-se que tanto as atividades desenvolvidas pelo PET-Saúde quanto as preconizadas pela matriz curricular do curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina priorizam formar profissionais mais decisivos e desenvoltos, com conhecimentos e atividades que os tornem competentes para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS), com amadurecimento profissional e elevada formação científica, tecnológica e humanística.
Downloads
Referências
Carvalho ACP. Planejamento do curso de graduação de Odontologia: É importante planejar os cursos de graduação considerando-se as Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista da Abeno 2004; 4 (1): 7-13.
Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina [internet]. Página da Universidade Estadual de Londrina (BR); 2010- [acesso em 08/12/2013]. Disponível em: http://www.uel.br/ccs/odontologia/index.php/pro-saude
Ministério da Saúde [Internet]. Página do Ministério da Saúde (BR) 2013 - [acesso em 10/12/2013]. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=35306
Buffon MCM, Carvalho DS, Daniel E, Junior HS, Pecharki GD, Mariot CA, Ferreira CM, Santos GBS, Madureira-Junior JS, Massaro DCC, Mosimann MC, Bergami RH, Geraldo LC, Kai LKK. Contribuição do PET-Saúde para a área de odontologia da UFPR na consolidação das Diretrizes Curriculares Nacionais e do SUS, nos municípios de Curitiba e Colombo-PR. Revista da Abeno 2011; 11(1): 9-15.
Sobrinho TAO, Medeiros CPP, Maia MR, Reis TC, Miranda LP, Costa PF. Integração Acadêmica e Multiprofissional no Pet-Saúde: Experiências e Desafios. Revista da Abeno 2011; 11(1): 39-42.
Cavalheiro MTP, Guimaraes AL. Formação para o SUS e os Desafios da Integração Ensino Serviço. Caderno FNEPAS 2011; 1(1): 1-9.
Brasil. Lei nº 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 20 set. 1990; Seção 1.
Brasil. CNE. Resolução CNE/CES 3/2002 [internet]. Diário Oficial da União, Seção 1, p.10; Brasília, 4 de março de 2002 – [acesso em 10/12/2013]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf
Carvalho BR, Costa TBC, Gomes MJ, Santos KT, Guerra SMG. Formação docente em Odontologia no Brasil: sugestões de mudanças após as Diretrizes Curriculares Nacionais. Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde 2010; 12(4): 39-44.
Curso de Odontologia da Universidade Estadual de Londrina [internet]. Página da Universidade Estadual de Londrina (BR); 2010 - [acesso em 08/12/2013]. Disponível em: http://www.uel.br/graduacao/odontologia/index.php?option=com_content&view=article&id=74&Itemid=11
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).