Instrumentos de avaliação cognitiva no ensino odontológico: reflexões sobre uma experiência

Autores

  • Alana Gail Lopes
  • Laísa Neves Gregório
  • Antônio Márcio Lima Ferraz Júnior
  • Marcelo Tarcísio Martins
  • Rodrigo Guerra de Oliveira
  • Rinaldo Henrique Aguilar da Silva
  • Fabiana Aparecida Mayrink de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i3.852

Palavras-chave:

Ensino. Avaliação Institucional. Odontologia.

Resumo

A avaliação cognitiva do desempenho acadêmico no curso de Odontologia tem sido feita de forma pouco padronizada, sem obedecer a uma ordem taxonômica de objetivos educacionais, gerando uma percepção distorcida da competência adquirida pelo aluno. Assim, apresentam-se os instrumentos de avaliação utilizados no curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF) para provocar reflexões acerca da dinâmica das avaliações. Para tanto, o Núcleo de Avaliação da Odontologia (NAO) elaborou instrumentos avaliativos para construção de provas estruturadas (seis questões discursivas, em três diferentes níveis de taxonomia), um checklist para verificação das avaliações pelo NAO antes de ser entregue aos estudantes e a meta-avaliação, quando os discentes avaliam o conteúdo da prova, sua objetividade e clareza. Os três instrumentos, apresentados neste estudo, formam entre si uma dinâmica avaliativa que se repete duas vezes por semestre letivo, visando à melhoria do processo avaliativo dos educandos e, consequentemente, uma aprendizagem significativa. Desta forma, acredita-se que esses instrumentos avaliativos, dentro da dinâmica semestral, podem contribuir para uma melhor percepção da competência cognitiva adquirida pelos acadêmicos de Odontologia.

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Publicado

21-01-2020

Como Citar

Lopes, A. G., Gregório, L. N., Ferraz Júnior, A. M. L., Martins, M. T., Oliveira, R. G. de, Silva, R. H. A. da, & Oliveira, F. A. M. de. (2020). Instrumentos de avaliação cognitiva no ensino odontológico: reflexões sobre uma experiência. Revista Da ABENO, 19(3), 101–112. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i3.852

Edição

Seção

Artigos