Instrumentos de avaliação cognitiva no ensino odontológico: reflexões sobre uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v19i3.852Palavras-chave:
Ensino. Avaliação Institucional. Odontologia.Resumo
A avaliação cognitiva do desempenho acadêmico no curso de Odontologia tem sido feita de forma pouco padronizada, sem obedecer a uma ordem taxonômica de objetivos educacionais, gerando uma percepção distorcida da competência adquirida pelo aluno. Assim, apresentam-se os instrumentos de avaliação utilizados no curso de Odontologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF) para provocar reflexões acerca da dinâmica das avaliações. Para tanto, o Núcleo de Avaliação da Odontologia (NAO) elaborou instrumentos avaliativos para construção de provas estruturadas (seis questões discursivas, em três diferentes níveis de taxonomia), um checklist para verificação das avaliações pelo NAO antes de ser entregue aos estudantes e a meta-avaliação, quando os discentes avaliam o conteúdo da prova, sua objetividade e clareza. Os três instrumentos, apresentados neste estudo, formam entre si uma dinâmica avaliativa que se repete duas vezes por semestre letivo, visando à melhoria do processo avaliativo dos educandos e, consequentemente, uma aprendizagem significativa. Desta forma, acredita-se que esses instrumentos avaliativos, dentro da dinâmica semestral, podem contribuir para uma melhor percepção da competência cognitiva adquirida pelos acadêmicos de Odontologia.
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