Promoção da saúde bucal para mães e bebês na USF Nova Conquista – João Pessoa/ PB – relato de experiência de um grupo tutorial PET- Saúde da Família e redes

Autores

  • Raíssa Moreira Rodrigues de Souza Universidade Federal da Paraíba
  • Tarsila Nery Lima Batista
  • Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa Universidade da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v13i2.92

Palavras-chave:

Educação Em Saúde. Promoção Da Saúde. Odontopediatria.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi relatar uma experiência em educação e promoção de saúde bucal do bebê na Unidade de Saúde da Família Integrada Nova Conquista- João Pessoa/ PB, como parte integrante das atividades de um grupo tutorial PET-Saúde Estratégia de Saúde da Família e Redes. A experiência foi composta por dois momentos, o primeiro consistiu na realização de uma palestra sobre a saúde bucal do bebê realizada na sala de espera da Equipe Saúde da Família Mateus III, enquanto mães e/ou cuidadoras aguardavam o atendimento da consulta de puericultura. O segundo momento foi realizado durante a consulta de puericultura, onde foi feita a avaliação bucal do bebê e foram dadas instruções às mães de como realizar a higienização da criança. Esta experiência se mostrou bastante positiva, com a inserção dos cuidados com a cavidade bucal aos cuidados da saúde   em    geral.    A utilização   de   espaços estratégicos permitiu um   maior   acesso   da   população   ao conhecimento, sendo a consulta de puericultura um momento onde foi possível integrar conhecimentos de enfermagem e odontologia com a finalidade de inserir a saúde bucal como parte indispensável dos cuidados com o bebê.Encaminha-se o desenvolvimento de estratégias para que os avanços alcançados em programas como o PET-Saúde sejam consolidados por uma real e efetiva integração ensino-serviço, com inevitável benefício à saúde da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talitha Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa, Universidade da Paraíba

Departamento de Clínica e Odontologia Social

Referências

- Faustino-Silva DD, Ritter F, Nascimento IM, Fontanive PVN, Persici S, Rossoni E; Cuidados em saúde bucal na primeira infância: percepções e conhecimentos dos pais ou responsáveis de crianças em um centro de saúde de Porto Alegre, RS. Rev. Odonto ciênc. 2008;23(4): 375-379.

- GalbiattI F, Gimenez CMM, Moraes ABA; Odontologia na primeira infância: sugestões para a clínica do dia-a-dia. J. Bras. Odontopediatr Odontol Bebê. 2002; 28(5): 512-17.

- Kuhn E; Promoção de saúde bucal em bebês participantes de um programa educativo – preventivo na cidade de Ponta Grossa- PR. [dissertação de mestrado] Rio de Janeiro: Escola Nacional de Saúde Pública; 2002.

- Morais FRR, Jales GML, Silva MJC, Fernandes SF; A importância do PET- Saúde para a formação acadêmica do enfermeiro. Trab. Educ. Saúde. 2012; 10 (3):541-51.

- Nunes OP, Corrêa-Brusco EH, Brusco LC, Perussolo B, Patussi EG; Percepções e condutas de médicos pediatras com relação à promoção de saúde bucal. RGO. 2011; 59(2): 251-57.

- Oliveira ALBM, Botta AC; Promoção de saúde bucal em bebês. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo. 2010; 22(3): 247-53.

- Schalka MMS, Rodrigues CRMD; A importância do médico pediatra na promoção da saúde bucal. Rev. Saúde Pública. 1996; 30(2): 179-86.

Downloads

Publicado

17-03-2014

Como Citar

Moreira Rodrigues de Souza, R., Nery Lima Batista, T., & Rodrigues Ribeiro Fernandes Pessoa, T. (2014). Promoção da saúde bucal para mães e bebês na USF Nova Conquista – João Pessoa/ PB – relato de experiência de um grupo tutorial PET- Saúde da Família e redes. Revista Da ABENO, 13(2), 50–57. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v13i2.92

Edição

Seção

Artigos Pró - Pet