O estimulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional

Autores

  • Andréa Catelan Cardoso Acadêmica de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, extensionista, bolsista PAIDex.
  • Daniela Jorge Corralo Professora do curso de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, coordenadora do projeto de extensão “Atenção às famílias de Proprietários de Cavalos de Carroça”.
  • Monica Krahl Professora do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo, extensionista.
  • Leonardo Porto Alves Professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo, extensionista.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.93

Palavras-chave:

Relações Comunidade-Instituição, Educação em Saúde.

Resumo

A educação interprofissional (EIP) tem se apresentado como uma estratégia para formar profissionais com perfil para o trabalho em equipe, essencial para a integralidade do cuidado em saúde. Este estudo descreve a prática da EIP nas atividades desenvolvidas no projeto de extensão “Atenção às famílias dos proprietários de cavalos de carroça do município de Passo Fundo-RS”, o qual tem como objetivos promover saúde e geração de renda para as famílias de catadores de lixo deste município, assim como estimular a consolidação da reorientação da formação profissional nos cursos da área da saúde da Universidade de Passo Fundo. O projeto é desenvolvido nas comunidades dos bairros Bom Jesus e Valinhos desde 2011. O trabalho em equipe multiprofissional com abordagens interdisciplinares permite aos acadêmicos experienciar competências e habilidades esperadas durante a formação acadêmica, como liderança, tomada de decisões, comunicação e atenção à saúde, dentro dos princípios da ética/bioética, buscando a resolução dos problemas de saúde em nível individual e coletivo. A ampliação do conhecimento e experiência, a experimentação do trabalho interdis-ciplinar e humanizado em imersão na comunidade, o estreitamento de laços entre a universidade e a comunidade, assim como formação técnico-científica humanizada foram citadas pelos extensionistas como contribuições à formação profissional. As atividades desenvolvidas pelo projeto de extensão mostraram ser um método oportuno de estimulo à interdisciplinaridade e ao multiprofissionalismo, proporcionando atendimento social e de saúde às famílias envolvidas e contemplando a formação de um profissional ético, humanista, crítico e consciente do seu papel como cidadão. 

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Biografia do Autor

Andréa Catelan Cardoso, Acadêmica de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, extensionista, bolsista PAIDex.

Acadêmica de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, extensionista, bolsista PAIDex.

Daniela Jorge Corralo, Professora do curso de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, coordenadora do projeto de extensão “Atenção às famílias de Proprietários de Cavalos de Carroça”.

Professora do curso de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, coordenadora do projeto de extensão “Atenção às famílias de Proprietários de Cavalos de Carroça”.

Monica Krahl, Professora do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo, extensionista.

Professora do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo, extensionista.

Leonardo Porto Alves, Professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo, extensionista.

Professor do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo, extensionista.

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Publicado

09-08-2015

Como Citar

Cardoso, A. C., Corralo, D. J., Krahl, M., & Alves, L. P. (2015). O estimulo à prática da interdisciplinaridade e do multiprofissionalismo: a Extensão Universitária como uma estratégia para a educação interprofissional. Revista Da ABENO, 15(2), 12–19. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.93

Edição

Seção

Artigos