Odontologia Legal e Forense na formação de estudantes de Odontologia: relato de experiência de projeto de ensino multidisciplinar

Autores

  • Rafaela Martins Felippe Acadêmica do Curso de Química Forense, Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Paulo Roberto dos Reis da Rosa Bolsista do Projeto de Ensino Odontologia Legal e Forense da UFPel
  • Carolina Schuster Ouriques Bolsista do Projeto de Ensino Odontologia Legal e Forense da UFPel
  • Mohammed Irfan Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
  • Luciana Domingues Conceição Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Forense, Pelotas, RS, Brasil
  • Rafael Guerra Lund Faculdade de Odontologia / Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0003-1006-3809

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.952

Palavras-chave:

Odontologia Legal. Ciências Forenses. Projeto de Ensino. Comunicação Interdisciplinar.

Resumo

Este artigo objetivou relatar a experiência de um projeto de ensino multidisciplinar de Odontologia Legal e Ciências Forenses, voltado aos estudantes universitários e à comunidade acadêmica em geral. O projeto, por meio de encontros quinzenais com minicursos, grupo de estudos de livros didáticos e artigos científicos, além de outras atividades, estimulou a discussão e o aprendizado dessas áreas temáticas que estão cada vez mais em foco. Com fins didáticos, foi montada uma sequência de assuntos de Odontologia Legal e Ciências Forenses, possibilitando aos estudantes a experiência da perícia criminal, a partir do contato com ensaios simples, cujos conceitos jurídicos e forenses envolvidos estão presentes no currículo vivenciado em diferentes cursos universitários. As palestras realizadas quinzenalmente possibilitaram ao público (graduandos e professores) a troca de conhecimento sobre as diferentes áreas que abrangiam o projeto. Os assuntos abordados nas palestras foram especialmente importantes nas áreas que englobam as Ciências Forenses, principalmente a Química Forense e a Odontologia. O projeto de ensino intitulado: “Odontologia Legal e Forense” pode exercer um papel fundamental na formação acadêmica, tanto de futuros cirurgiões-dentistas quanto de futuros peritos, possibilitando vasto conhecimento em diferentes áreas das Ciências Forenses.  

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Biografia do Autor

Rafaela Martins Felippe, Acadêmica do Curso de Química Forense, Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Paulo Roberto dos Reis da Rosa, Bolsista do Projeto de Ensino Odontologia Legal e Forense da UFPel

Curso de Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Centro de Desnvolvimento Tecnológico (CDTec), Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Carolina Schuster Ouriques, Bolsista do Projeto de Ensino Odontologia Legal e Forense da UFPel

Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Mohammed Irfan, Pós-Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Luciana Domingues Conceição, Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Forense, Pelotas, RS, Brasil

Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGO), Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Forense, Pelotas, RS, Brasil

Rafael Guerra Lund, Faculdade de Odontologia / Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado II

Departamento de Odontologia Restauradora

Faculdade de Odontologia

Universidade Federal de Pelotas

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Publicado

31-10-2020

Como Citar

Felippe, R. M., Rosa, P. R. dos R. da, Ouriques, C. S., Irfan, M., Conceição, L. D., & Lund, R. G. (2020). Odontologia Legal e Forense na formação de estudantes de Odontologia: relato de experiência de projeto de ensino multidisciplinar. Revista Da ABENO, 20(2), 111–118. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.952

Edição

Seção

Artigos