Currículo de Odontopediatria nos cursos brasileiros de graduação em Odontologia

Autores

  • Vanessa Silva da Costa Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Marcia Turolla Wanderley Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Ana Estela Haddad Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Karla Mayra Rezende Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Daniela Prócida Raggio Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Jose Carlos Imparato Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo
  • Marcelo Bönecker Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.963

Palavras-chave:

Avaliação Educacional. Educação Superior. Odontopediatria. Odontologia. Currículo.

Resumo

O objetivo deste estudo foi coletar informações relativas aos conteúdos de Odontopediatria desenvolvidos nos cursos de graduação em Odontologia brasileiros. Para a coleta dos dados foi utilizado um questionário eletrônico, enviado a cada curso com a solicitação de que fosse respondido por um professor da área. Em janeiro de 2017, segundo registros no sistema e-MEC, 372 instituições ofereciam o curso de Odontologia no Brasil. Dessas, 76 responderam que o curso era novo e que esses conteúdos ainda não tinham sido ofertados. Assim, a amostra total foi inicialmente reduzida para 296 instituições, entre as quais 139 responderam o questionário (taxa de resposta=47%). A disciplina de Odontopediatria foi geralmente oferecida em dois semestres (42,4%), com carga horária média de 84,5 horas para atividades teóricas e 34,2 horas para a parte laboratorial. Observou-se que 35,3% dos cursos não possuíam atividades laboratoriais. Sobre o atendimento clínico, 38,1% não atendiam a crianças de 0 a 3 anos e a média de horas de atendimento clínico a crianças maiores de 3 anos foi de 119,3 horas. Os elementos e dimensões aqui tratados devem nortear o aprofundamento das investigações sobre a qualidade da formação no que diz respeito ao perfil generalista por um lado, e por outro, ao currículo da disciplina de Odontopediatria.

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Biografia do Autor

Vanessa Silva da Costa, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Especialista em Odontopediatria pela Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Odontologia (FFO - USP)

Marcia Turolla Wanderley, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Professora da disciplina de Odontopediatria da FOUSP

Ana Estela Haddad, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Professora da disciplina de Odontopediatria da FOUSP

Karla Mayra Rezende, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda em Odontopediatria da FOUSP

Daniela Prócida Raggio, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Professora da disciplina de Odontopediatria da FOUSP

Jose Carlos Imparato, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Professor da disciplina de Odontopediatria da FOUSP

Marcelo Bönecker, Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Professor da disciplina de Odontopediatria da FOUSP

Referências

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Publicado

20-08-2020

Como Citar

da Costa, V. S., Wanderley, M. T., Haddad, A. E., Rezende, K. M., Raggio, D. P., Imparato, J. C., & Bönecker, M. (2020). Currículo de Odontopediatria nos cursos brasileiros de graduação em Odontologia. Revista Da ABENO, 20(2), 93–101. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.963

Edição

Seção

Artigos