Biossegurança e gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: a importância na formação do profissional da Odontologia na perspectiva da saúde humana e ambiental

Autores

  • Carmen Angela Guimarães Leal Professora e coordenadora de biossegurança da Faculdade de Odontologia de Valença.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.98

Palavras-chave:

Educação em odontologia, Biossegurança, Resíduos de Serviços de Saúde.

Resumo

A construção da consciência de cidadania, com responsabilidade e ética, depende de ações que iniciem na formação e possam ser perpetuadas no trabalho profissional. É no período da graduação da odontologia que o aluno se vê à frente com questões não somente técnicas, mas com as situações da saúde na visão da integralidade, como no caso dos resíduos gerados durante a prática clínica. Os agravos aos profissionais/alunos e funcionários, a terceiros nos ambientes extraestabelecimento, e também ao meio ambiente poderão ocorrer se procedi-mentos corretos no gerenciamento de resíduos produzidos na odontologia não forem observados, pois os potenciais de risco destes aumentam quando os mesmos são manuseados de forma inadequada ou não são apropriadamente acondicionados e descartados, especialmente em situações que favoreçam a penetração de agentes de risco no organismo e/ou agridam o meio ambiente. Na problemática que envolve estes resíduos, o conhecimento é a ferramenta essencial para ações de manejo adequado, desde a minimização na produção até a disposição correta. Com o intuito de contribuir como o conhecimento pode ser inserido na aplicação desta temática na formação do profissional da odontologia, propõe-se uma revisão da literatura, com pesquisa descritiva, exploratória e bibliográfica de materiais acadêmico-científicos e normativos relacionados ao gerenciamento de resíduos de serviços de saúde na odontologia, associando à importância da abordagem deste tema na disciplina de Biossegurança, apresentando o seu escopo de promotora em saúde humana e ambiental, que se configura como relevante proposta no âmbito da saúde pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Angela Guimarães Leal, Professora e coordenadora de biossegurança da Faculdade de Odontologia de Valença.

Professora e coordenadora de biossegurança da Faculdade de Odontologia de Valença.

Referências

Leal CAG. Estudo da percepção do profissional quanto a Biossegurança no gerenciamento de resíduos odontológicos no município de Valença-RJ. Rio de Janeiro. Dissertação [Mestrado] – Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas; 2012.

Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 358, de 29 de abril de 2005. Dispõe sobre o tratamento e disposição final dos resíduos de serviço de saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União abr 2005; Seção1.

Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC nº 306, de 07 de dezembro de 2004. Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviço de saúde. Diário Oficial da União dez 2004; Seção 1.

Organização Mundial da Saúde. Environmental health update. Sustainable Development and Healthy Environments. 2007; 2(5) [acesso em: 12 mai 2010]. Disponível em: http://www.searo.who.int/link files/ sde_eh-vol2-no-5.pdf.

Costa MAF, Costa MFB. Biossegurança de A a Z. 2ed. Rio de Janeiro: Publit; 2009.

FIOCRUZ. Manual de Biossegurança. 2005 [acesso em: 12 de nov 2011]. Disponível em: http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/bismanua.htm

Oda LM, Santos BC. Memórias da biossegurança e biosseguridade: de Asilomar à biologia sintética. In: Manual de Biossegurança. Hirata MH, Hirata RDC, Mancini Filho J. 2 ed. Barueri, SP: Manole; 2012.

Rocha SS, Bessa TCB, Almeida AMP. Biossegurança, proteção ambiental e saúde: compondo o mosaico. Ciênc Saúde Col. 2012; 17(2): 287-292.

Costa MAF, Costa MFB. Entendendo a biossegurança: epistemologia e competências para a área de saúde. 2ed. Rio de Janeiro: Publit; 2010.

Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: Publicada em Portaria GM n.º 3.214, de 08 de junho de 1978. Diário Oficial da União jun 1978; Seção 1.

Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Agenda 21 [acesso em: 12 dez 2012]. Disponível em: http://www.ana.gov. br/AcoesAdministrativas/RelatorioGestao/Agenda21/iniciar.html

Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE-CES 3, de 19/02/2002 [acesso em: 20 set 2013]. Disponível em: http://portal.mec.gov. br/cne/arquivos/pdf/CES032002.pdf.

Costa ICC. Os sete saberes necessários à educação do futuro e o planejamento das ações de saúde: algumas reflexões e confluências. Rev ABENO. 2007; 7(2):122-9.

Secco IAO, Robazzi MLCC, Gutierrez PR, Matsuo T. Acidentes de trabalho e riscos ocupacionais no dia-a-dia do trabalhador hospitalar: desafio para a saúde do trabalhador. Rev Espaço Saúde. 2003; 4(1) Disponível em: http://www.uel.br/ ccs/espacoparasaude/v4n1/doc/hospital.htm.

Moreschi C. Resíduos de serviços de saúde: percepção de docentes, discentes e egressos da área da saúde de duas instituições comunitárias de ensino superior do RS. Lajeado. Dissertação [Mestrado] - Centro Universitário Univates, Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento; 2013.

Lima W. Aprendizagem e classificação social: um desafio aos conceitos. Fórum Crítico da Educação. Revista do ISEP. 2004; 3(1):29-56.

Corrêa LB, Lunardi VL, De Conto SM, Galiazzi MC. O saber resíduos sólidos de serviços de saúde na formação acadêmica: uma contribuição da educação ambiental. Interface Comun Saúde Educ. 2005; 9(18):571-84.

Costa EMP. Destinação final dos resíduos sólidos de serviço de saúde da Cidade do Crato – CE. Crato. Monografia [Especialização] – Universidade Regional do Cariri, Centro de Ciências e Tecnologia; 2004.

Fornaciari KV. Avaliação das práticas de manejo de resíduos de serviços de saúde (RSS) na Faculdade de Odontologia/UERJ. Rio de Janeiro. Dissertação [Mestrado] - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Curso de Engenharia Ambiental; 2008.

Fernandes MM. Conhecimento dos formandos em Odontologia sobre o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: aspectos éticos e legais. Campinas. Monografia [Especialização] – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Odontologia de Piracicaba; 2009.

Pereira MEC, Silva PCT, Costa MAF, Jurberg C, Borba CM. A importância da abordagem contextual no ensino de biossegurança. Ciênc Saúde Col. 2012; 17(6):1643-8.

Loureiro CFB, Layrargues PP, Castro RS. (Orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.

Vilela EM, Mendes IJM. Interdisciplinaridade e saúde: estudo bibliográfico. Rev Latino-Am Enfermagem. 2003;11(4):525-31.

Downloads

Publicado

09-08-2015

Como Citar

Leal, C. A. G. (2015). Biossegurança e gerenciamento de resíduos de serviços de saúde: a importância na formação do profissional da Odontologia na perspectiva da saúde humana e ambiental. Revista Da ABENO, 15(2), 82–94. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i2.98

Edição

Seção

Artigos