O PET- Saúde na formação acadêmica em Odontologia: contribuições e perspectivas

Autores

  • Gabriela Crusoé Lopes Leite de Souza Unimontes
  • Maria Rita Lopes Lima Unimontes
  • Carlos Alberto Quintão Rodrigues Unimontes
  • Kênia Souto Moreira
  • Michelle Pimenta Oliveira
  • Ariadna Janice Drumond Morais
  • Maisa Tavares de Souza Leite Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v14i1.99

Palavras-chave:

Ensino, Atenção primária à saúde, Odontologia.

Resumo

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) oferece aos acadêmicos da graduação a inserção nos serviços de saúde, permitindo que os mesmos vivencie a realidade desses serviços. O PET-Saúde visa desenvolver primordialmente, habilidades necessárias para uma atuação em equipes multiprofissionais.  Utiliza-se a metodologia de observação, vivência e pesquisa para a construção do conhecimento. A articulação entre ensino-serviço-comunidade proporciona uma aprendizagem única aos acadêmicos, aos profissionais da rede de atenção à saúde e a própria comunidade. Assim, o PET-Saúde visa à formação de profissionais de saúde com elevada qualificação técnica, científica e acadêmica. O objetivo do presente trabalho é relatar as experiências vividas pelos acadêmicos de odontologia no desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelo PET-Saúde, e suas perspectivas na formação profissional. O curso de graduação em Odontologia tem sofrido varias mudanças desde sua criação, sendo o  PET-Saúde um excelente meio de aplicar essa nova visão que se tem dado a essa graduação, sendo um programa que leva o acadêmico a vivências extramuros, propiciando um maiorconhecimento, por parte dos alunos das estruturas dos serviços públicos de saúde.  As atividades de ensino, pesquisa e extensão vividas no PET-Saúde contribuem para um crescimento integrado dos acadêmicos, que aprendem fundamentos essenciais para sua vida profissional.

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Biografia do Autor

Gabriela Crusoé Lopes Leite de Souza, Unimontes

Acadêmica do Curso de Graduação de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Maria Rita Lopes Lima, Unimontes

Acadêmica do Curso de Graduação de Odontologia da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Carlos Alberto Quintão Rodrigues, Unimontes

Mestre em Ciências da Saúde. Coordenador do Pró-Saúde/PET-Saúde e da Comissão de Residência Multiprofissional em Saúde – COREMU – da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Kênia Souto Moreira

Mestranda em Cuidado Primário em Saúde. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e preceptora do PET Saúde da Unimontes

Michelle Pimenta Oliveira

Mestre em Cuidado Primário em Saúde. Cirurgiã-dentista da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e Preceptora do PET Saúde da Unimontes

Ariadna Janice Drumond Morais

Mestranda em Cuidados Primária em Saúde. Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e preceptora do PET Saúde da Unimontes

Maisa Tavares de Souza Leite, Unimontes

Doutora em Ciências. Tutora do PET-Saúde da Unimontes

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Publicado

18-03-2014

Como Citar

Crusoé Lopes Leite de Souza, G., Lopes Lima, M. R., Quintão Rodrigues, C. A., Souto Moreira, K., Pimenta Oliveira, M., Drumond Morais, A. J., & Tavares de Souza Leite, M. (2014). O PET- Saúde na formação acadêmica em Odontologia: contribuições e perspectivas. Revista Da ABENO, 14(1), 73–80. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v14i1.99

Edição

Seção

Artigos Pró - Pet