O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia

Autores

  • Luiz Roberto Augusto Noro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bárbara Cássia de Santana Farias-Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Pedro Henrique Sette-de-Souza Universidade Estadual da Paraíba
  • Rayanne Karina Silva Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Isabel Alves Gomes Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Raul Elton Araújo Borges Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Luana Maria Ferreira Nunes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Samara Martins Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.146

Palavras-chave:

Ensino. Docentes de Odontologia. Desenvol-vimento de Pessoal. Odontologia.

Resumo

Há um reconhecimento da necessidade de mudança na educação de profissionais de saúde frente à necessidade de formar profissionais capazes de responder às demandas sociais e com isso trazer melhor qualidade de vida à população. Para isto, é fundamental discutir como o professor se insere neste contexto uma vez que é dele a responsabilidade pela condução do processo educativo. O objetivo deste estudo foi analisar a percepção de alunos do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a respeito do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, realizada por meio da técnica de grupos focais compostos por estudantes regulares dos 2º, 3º, 4º, 8º e 9º períodos, no ano 2012. Os estudantes entrevistados enfatizaram o professor como o grande responsável pelo seu aprendizado. Da análise dos dados surgiram quatro categorias: Metodologia adotada pelo professor, Relacionamento professor/aluno como influente no processo de aprendizagem, Falta de autonomia do discente e Formação docente. O estudo revelou que o professor ainda é mantido no centro  do  processo  de ensino  em função da  passividade  dosdiscentes em  não assumir seu papel de corresponsáveis por sua formação, possivelmente pela postura adotada pelo professor, centrada na técnica e com pouca base em metodologias pedagógicas ativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Roberto Augusto Noro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva e do Departamento de Odontologia

Bárbara Cássia de Santana Farias-Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestre em Saúde Pública

Pedro Henrique Sette-de-Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando em Odontologia

Rayanne Karina Silva Cruz, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestranda em Saúde Coletiva

Isabel Alves Gomes Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Odontologia

Raul Elton Araújo Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Odontologia

Luana Maria Ferreira Nunes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Odontologia

Samara Martins Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Estudante de Odontologia

Referências

Pizzatto E, Garbin CAS, Garbin AJÍ, Saliba, NA. O papel do professor no ensino odontológico. Saúde Debate 2004; 28 (66):52-7.

Cerqueira TCS. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. PSIC 2006;7(1):29-38.

Cyrino EG, Toralles-Pereira ML. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad Saúde Públ. 2004; 20(3):780-8.

Garbin CAS, Saliba NA, Moimaz SAS, Santos KT. O papel das universidades na formação de profissionais na área de saúde. Rev ABENO 2006;6(1):6-10.

Cunha MI. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação. Educação 2004; 3(54):525-36.

Toassi RFC. Integrated curriculum for teaching dentistry: new directions for training in the field of healthcare. Interface (Botucatu) 2012;16(41):529-42.

Lazarrin HC, Nakama L, Júnior LC. Percepção de professores de Odontologia no processo de ensino-aprendizagem. Ciênc Saúde Colet. 2010; 15(Supl.1):1801-10.

Turato ER. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. Petrópolis: Editora Vozes, 2003.

Bardin L. Análise do discurso. Lisboa: Edições 70, 1977.

Feurwerker LCM, Sena RR. A contribuição ao movimento de mudança na for-mação profissional em saúde: uma avaliação das experiências UNI. Interface (Botucatu) 2002;6(10):37-50.

Cunha MI. O professor universitário na transição dos paradigmas. Araraquara: JM Editora, 1998.

Santos SC. O processo de ensino-aprendizagem e a relação professor-aluno: aplicação dos “sete princípios para a boa prática na educação de ensino su-perior”. Cad Pesq Adm. 2001; 8(1): 69-82.

Rios IC, Schraiber LB. A relação professor-aluno em medicina - um estudo sobre o encontro pedagógico. Rev Bras Educ Med. 2012;36(3):308-16.

Lemos CLS. A implantação das Diretrizes Curriculares dos Cursos de Graduação em Odontologia no Brasil: algumas reflexões. Rev ABENO 2005;5(1):80-5.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

Perri de Carvalho AC. Ensino de Odontologia em tempos de LDB. Canoas: ULBRA, 2001

Noro LRA, Albuquerque DF, Ferreira MEM. O desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem: visão do aluno e do professor. Rev ABENO 2006; 6(2): 109-14.

Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis: Ed. Vozes, 2002.

Ribeiro LRG, Nery IS, Nogueira LT, Bonfim EG. O desafio de implantar a sistematização da assistência de enfermagem sob a ótica de discentes. Esc Anna Nery 2007;11(3):459-65.

Downloads

Publicado

29-06-2015

Como Citar

Noro, L. R. A., Farias-Santos, B. C. de S., Sette-de-Souza, P. H., Cruz, R. K. S., Pinheiro, I. A. G., Borges, R. E. A., Nunes, L. M. F., & Silva, S. M. (2015). O professor (ainda) no centro do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Revista Da ABENO, 15(1), 2–11. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.146

Edição

Seção

Artigos