Percepção discente sobre a postura docente na clínica-escola de Odontologia e seus reflexos acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2457

Palavras-chave:

Docentes, Estudantes, Clínicas Odontológicas, Ensino, Gestão de Recursos Humanos

Resumo

O presente estudo objetivou analisar a percepção discente sobre a postura docente na clínica-escola de Odontologia e seus reflexos acadêmicos. A pesquisa qualitativa foi conduzida entre agosto e setembro de 2023 por dois pesquisadores, em grupos focais com acadêmicos do 5º aos 10º semestres matriculados no semestre letivo de 2022.2 de Odontologia, com uso de gravador de voz e roteiro-guia desenvolvido pelo estudo. Houve a realização de três grupos focais, com participação de 17 estudantes, e os dados foram analisados com a técnica do discurso do sujeito coletivo. Foram identificadas três Ideias centrais, sendo: 1) Postura docente inadequada nas relações interpessoais com discentes, entre docentes e com usuários; 2) Reflexos acadêmicos da postura docente, relacionados ao desempenho acadêmico, à formação profissional e à saúde dos discentes; e, 3) Conhecimento discente e insegurança sobre as medidas institucionais contra postura inadequada dos docentes e ideias para resolubilidade. Conclui-se que na percepção discente a postura docente inadequada esteve presente durante as práticas clínicas de Odontologia e tem afetado as relações interpessoais, o desempenho acadêmico, a formação profissional e a saúde mental. Apesar de perceberem desconhecimento sobre medidas institucionais coibitivas, percebe-se insegurança e ausência de credibilidade nos trâmites. 

 

Biografia do Autor

Mateus Leal Gomes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

Manoelito Ferreira Silva-Junior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

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Publicado

2025-10-02

Como Citar

Gomes, M. L., & Silva-Junior, M. F. (2025). Percepção discente sobre a postura docente na clínica-escola de Odontologia e seus reflexos acadêmicos. Brazilian Journal of Dental Education, 25, 2457 . https://doi.org/10.30979/BrazJDentEduc.v25.2457

Edição

Seção

Artigos