Padrão das prescrições odontológicas realizadas por futuros profissionais

Cléa Adas Saliba Garbin, Julia Arruda Batista, Artênio José Saliba Garbin, Artênio José Isper Garbin, Tânia Adas Saliba

Resumo


O objetivo do estudo foi analisar o conhecimento dos estudantes de Odontologia acerca da prescrição medicamentosa. Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, realizado com estudantes do último semestre do curso de Odontologia de uma instituição pública de ensino superior. Para a realização do estudo, uma folha em branco com a palavra “Receita” no cabeçalho foi fornecida aos estudantes para que uma prescrição medicamentosa fosse realizada da forma que julgassem pertinente. Os pesquisadores desenvolveram um instrumento para a análise dos documentos em questão. Em seguida, os dados foram tabulados para posterior análise das variáveis. Os resultados foram apresentados em frequências absolutas e percentuais. Para verificação do conhecimento dos estudantes acerca das subdivisões dos documentos empregou-se o Teste Binomial de duas proporções, com nível de significância de 5%. Observou-se que em 85,56% das prescrições a adscrição não estava presente. Em 64,44% das receitas, a identificação do paciente não estava presente, e o carimbo não foi utilizado em 67,78%. Conclui-se que parte das prescrições analisadas estavam em desacordo em alguns elementos formais necessários no documento.

Palavras-chave


Prescrições. Educação em Odontologia. Estudantes de Odontologia.

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DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.1019

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