Padrão das prescrições odontológicas realizadas por futuros profissionais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.1019

Palabras clave:

Prescrições. Educação em Odontologia. Estudantes de Odontologia.

Resumen

O objetivo do estudo foi analisar o conhecimento dos estudantes de Odontologia acerca da prescrição medicamentosa. Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, realizado com estudantes do último semestre do curso de Odontologia de uma instituição pública de ensino superior. Para a realização do estudo, uma folha em branco com a palavra “Receita” no cabeçalho foi fornecida aos estudantes para que uma prescrição medicamentosa fosse realizada da forma que julgassem pertinente. Os pesquisadores desenvolveram um instrumento para a análise dos documentos em questão. Em seguida, os dados foram tabulados para posterior análise das variáveis. Os resultados foram apresentados em frequências absolutas e percentuais. Para verificação do conhecimento dos estudantes acerca das subdivisões dos documentos empregou-se o Teste Binomial de duas proporções, com nível de significância de 5%. Observou-se que em 85,56% das prescrições a adscrição não estava presente. Em 64,44% das receitas, a identificação do paciente não estava presente, e o carimbo não foi utilizado em 67,78%. Conclui-se que parte das prescrições analisadas estavam em desacordo em alguns elementos formais necessários no documento.

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Biografía del autor/a

Cléa Adas Saliba Garbin, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.

Professora Titular do Departamento de Odontologia Infantil e Social

Julia Arruda Batista, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Odontologia Infantil e Social.

Artênio José Saliba Garbin, Universitário Auxilium (UniSalesiano Católico Centro Salesiano).

Graduando de Medicina

Artênio José Isper Garbin, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba

Professor Associado do Programa de Pós-graduação em Odontologia Infantil e Social.

Tânia Adas Saliba, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba.

Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Odontologia Infantil e Social.

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Publicado

22-05-2020

Cómo citar

Saliba Garbin, C. A., Batista, J. A., Saliba Garbin, A. J., Isper Garbin, A. J., & Saliba, T. A. (2020). Padrão das prescrições odontológicas realizadas por futuros profissionais. Revista Da ABENO, 20(1), 121–126. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.1019

Número

Sección

Artículo