Padrão das prescrições odontológicas realizadas por futuros profissionais
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i1.1019Palabras clave:
Prescrições. Educação em Odontologia. Estudantes de Odontologia.Resumen
O objetivo do estudo foi analisar o conhecimento dos estudantes de Odontologia acerca da prescrição medicamentosa. Trata-se de um estudo transversal e quantitativo, realizado com estudantes do último semestre do curso de Odontologia de uma instituição pública de ensino superior. Para a realização do estudo, uma folha em branco com a palavra “Receita” no cabeçalho foi fornecida aos estudantes para que uma prescrição medicamentosa fosse realizada da forma que julgassem pertinente. Os pesquisadores desenvolveram um instrumento para a análise dos documentos em questão. Em seguida, os dados foram tabulados para posterior análise das variáveis. Os resultados foram apresentados em frequências absolutas e percentuais. Para verificação do conhecimento dos estudantes acerca das subdivisões dos documentos empregou-se o Teste Binomial de duas proporções, com nível de significância de 5%. Observou-se que em 85,56% das prescrições a adscrição não estava presente. Em 64,44% das receitas, a identificação do paciente não estava presente, e o carimbo não foi utilizado em 67,78%. Conclui-se que parte das prescrições analisadas estavam em desacordo em alguns elementos formais necessários no documento.Descargas
Citas
(1) Teoh L, Stewart R, McCullough M. Current prescribing trends of antibiotics by dentists in Australia from 2013 to 2016- Part 1. Br Dent J. 2018; 225(5): 329-37.
(2) Hollingworth SA, Chan R, Pham J, Shi S, Ford PJ. Prescribing patterns of analgesics and other medicines by dental practitioners in Australia from 2001 to 2012. Community Dent Oral Epidemiol. 2017; 45(4): 303-9.
(3) Mahmood A, Tahir MW, Abid A, Ullah MS, Sajjid M. Knowledge of Drug Prescription in Dental Students of Punjab Pakistan. Pak. J. Med. Health Sci. 2018;12(1): 232-7.
(4) Raza UA, Latif S, Naseer A, Saad M, Zeeshan MF, Qazi U. Introducing a structured prescription form improves the quality of handwritten prescriptions in limited resource setting of developing countries. J Eval Clin Pract. 2016; 22(5): 714-20.
(5) Organização Pan-Americana da Saúde. Prescrição: o que levar em conta? 2016; 14(1): 1-12.
(6) Jain A, Gupta D, Singh D, Garg Y, Saxena A, Chaudhary H. Knowledge regarding prescription of drugs among dental students: A descriptive study. Int J Basic Clin Pharmacol. 2015; 7(1): 12-6.
(7) Figman HH. The legal prescription for your dental practice. J Mass Dent Soc. 2016; 65(3):16-7.
(8) Barry OP, Sullivan E. Comparison of dental students' performances and perceptions in preclinical and clinical pharmacology in an Irish Dental School. Eur J Dent Educ. 2017; 21(4): 19-28.
(9) Wong YC, Mohan M, Pau A. Dental students’ compliance with antibiotic prescribing guidelines for dental infections in children. J Indian Soc Pedod Prev Dent. 2016; 34(4): 348-53.
(10) Bell A. What can dental education gain by understanding student experience of the curriculum? Eur J Dent Educ. 2018; 22(3): 468-78.
(11) Navarro AS, Castro RD, Araujo J. Prescrição medicamentosa: análise sobre o conhecimento dos futuros cirurgiões-dentistas. Rev Bras Odontol. 2013; 70(2): 170-7.
(12) Garbin CAS, Garbin AJI, Rovida TAS, Moroso TT, Dossi AP. Conhecimento sobre prescrição medicamentosa entre alunos de odontologia: o que sabem os futuros profissionais. Rev Odontol UNESP. 2007; 36(4): 323-9.
(13) Scarpin TB, Oliveira LB, de Cássia Bergamaschi C, Ramacciato JC, Motta RHL. Comparação de estratégias para aprimoramento de graduandos de Odontologia na prescrição medicamentosa. Rev ABENO. 2019; 19(1): 66-72.
(14) Marra F, George D, Chong M, Sutherland S, Patrick DM. Antibiotic prescribing by dentists has increased: Why? J Am Dent Assoc. 2016; 147(5): 320-7.
(15) Moura CS, Naves JO, Coelho EB, Lia EN. Assessment of quality of prescription by dental students. J Appl Oral Sci. 2014; 22(3): 204-8.
(16) Kamath A. Prescribing generic drugs using a generic name: Are we teaching it right? IJME. 2016; 1(3): 194.
(17) Doshi A, Asawa K, Bhat N, Tak M, Dutta P, Bansal TK, Gupta R. Knowledge and practices of Indian dental students regarding the prescription of antibiotics and analgesics. Clujul Med. 2017; 90(4): 431-7.
(18) Guzmán-Álvarez R, Medeiros M, Lagunes LR, Campos-Sepúlveda A. Knowledge of drug prescription in dentistry students. Drug Healthc Patient. 2012; 4: 55-9.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).