Percepção dos concluintes sobre a qualidade do curso noturno de Odontologia em instituição pública do nordeste brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1044Palavras-chave:
Educação em Odontologia, Educação Superior., Avaliação Educacional.Resumo
O presente estudo objetivou avaliar a percepção de concluintes sobre a qualidade do curso noturno de uma instituição de ensino superior (IES), sediada em uma capital do Nordeste do Brasil, por meio das respostas ao questionário do estudante do Enade 2016. Tratou-se de uma pesquisa documental, cujos dados foram obtidos da planilha de microdados do Enade 2016, empregando o código da IES obtido no sistema eletrônico do Ministério da Educação (eMEC). As variáveis sociodemográficas foram utilizadas para caracterizar o perfil dos concluintes. As respostas foram agrupadas em positiva, neutra ou negativa para três seções do questionário: organização didático-pedagógica, infraestrutura/instalações físicas do curso e ampliação da formação acadêmica-profissional. Os testes Qui-quadrado e Exato de Fisher, aplicados com 95% de confiança, foram utilizados para comparar as respostas dos cursos integral e noturno. O perfil sociodemográfico incluiu um grupo majoritariamente do sexo masculino, idade média de 28,9 anos, solteiros e brancos. Na avaliação da qualidade quanto à organização didático-pedagógica e infraestrutura/instalações físicas do curso, a percepção dos estudantes foi positiva para a maioria dos subcomponentes do questionário. A percepção dos egressos desse curso apresentou resultados positivos, caracterizando indicador de qualidade. Houve diferença estatisticamente significativa nas respostas dos estudantes do curso integral e noturno referentes às oportunidades de extensão, intercâmbios e/ou estágio internacional. O estudo indicou que este curso noturno não apresenta a mesma percepção de referencial de qualidade, pelos estudantes, quanto às atividades extracurriculares para formação profissional.
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