Perfil socioeconômico e nível de satisfação dos pacientes atendidos na clínica de endodontia de uma instituição de pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v21i1.1082Palavras-chave:
Satisfação do paciente, Avaliação de serviços de saúde, Instituições acadêmicas, Endodontia.Resumo
Este estudo objetivou avaliar o perfil socioeconômico e a satisfação dos pacientes em relação aos serviços prestados na Clínica de Endodontia de uma instituição de ensino de pós-graduação. A coleta de dados foi realizada em corte transversal por meio de questionário estruturado e autoaplicável. A amostra foi intencional e aleatória (n=50) para usuários que haviam finalizado o tratamento endodôntico. Para avaliar a satisfação ao final do tratamento foi utilizada escala dimensional e bipolar, com escores atribuídos entre as extremidades. As notas dadas aos diferentes aspectos do tratamento variaram de 0 a 10 com cutoff no valor 7. Os resultados foram catalogados e submetidos às análises descritiva e inferencial com nível de significância fixado em 5%. O perfil socioeconômico dos pacientes atendidos contempla, em sua maioria, mulheres casadas, pardas, acima da terceira década de vida, com vínculo empregatício e baixa renda familiar, com ensino médio completo, residentes na capital e que usam ônibus e carro próprio como meio de transporte. O atendimento foi considerado satisfatório. Os usuários procuram o atendimento mais por indicação de outros indivíduos do que pela própria condição financeira, estão satisfeitos com o atendimento do aluno e do professor e consideram a infraestrutura da instituição confortável. Mesmo assim, ainda há aspectos que necessitam ser melhorados, principalmente no que diz respeito ao tempo de espera e de atendimento e à possibilidade atendimento mais de uma vez na semana.
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