Percepção de docentes de Odontologia sobre a avaliação da aprendizagem pelo OSCE
DOI:
https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1090Palavras-chave:
Odontologia, Avaliação Educacional, Competência ClínicaResumo
A formação superior na área da saúde tem, entre outros, o desafio de permitir que o aluno desenvolva conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício da sua profissão. Nesse caminho de ensino, a avaliação da aprendizagem se torna uma aliada, permitindo que instituição, professores e alunos possam refletir sobre o resultado de suas ações. O Exame Clínico Objetivo Estruturado (Objective Structured Clinical Examination, OSCE) é um instrumento de avaliação de competências clínicas utilizado inicialmente no curso de Medicina e expandido desde então para os demais cursos das ciências da saúde. O objetivo deste estudo é relatar experiência de inserção do OSCE no curso de Odontologia da Faculdade Pitágoras (Unidade Guarapari/ES). Foi realizado workshop para professores da área, abordando três atividades: palestra explicativa apresentando o OSCE, demonstração e vivência prática do planejamento e elaboração do instrumento avaliativo; e discussão com os participantes sobre a ferramenta aplicada à sua realidade docente. Seguidos quatro meses, para organização institucional, o OSCE foi implementado como avaliação formativa e somativa em todas as turmas do curso, que já estavam inseridas na clínica odontológica, levando-se em consideração adaptações sugeridas pelos professores para atender às necessidades da realidade local, mas preservando a aderência do modelo em avaliar as competências estimadas. A experiência aponta o OSCE como ótimo instrumento de avaliação em Odontologia e a dinâmica do workshop como ferramenta para o entendimento, demonstrando que o treinamento de professores foi essencial para alcançar o sucesso. O grupo está motivado para continuar adotando o OSCE como instrumento de avaliação de competências clínicas.
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