Percepção de docentes de Odontologia sobre a avaliação da aprendizagem pelo OSCE

Autores

  • Raquel Baroni de Carvalho Universidade Federal do Espirito Santo
  • Mariana Carvalho Martins Ribeiro Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1090

Palavras-chave:

Odontologia, Avaliação Educacional, Competência Clínica

Resumo

A formação superior na área da saúde tem, entre outros, o desafio de permitir que o aluno desenvolva conhecimentos, habilidades e atitudes para o exercício da sua profissão. Nesse caminho de ensino, a avaliação da aprendizagem se torna uma aliada, permitindo que instituição, professores e alunos possam refletir sobre o resultado de suas ações. O Exame Clínico Objetivo Estruturado (Objective Structured Clinical Examination, OSCE) é um instrumento de avaliação de competências clínicas utilizado inicialmente no curso de Medicina e expandido desde então para os demais cursos das ciências da saúde. O objetivo deste estudo é relatar experiência de inserção do OSCE no curso de Odontologia da Faculdade Pitágoras (Unidade Guarapari/ES). Foi realizado workshop para professores da área, abordando três atividades: palestra explicativa apresentando o OSCE, demonstração e vivência prática do planejamento e elaboração do instrumento avaliativo; e discussão com os participantes sobre a ferramenta aplicada à sua realidade docente. Seguidos quatro meses, para organização institucional, o OSCE foi implementado como avaliação formativa e somativa em todas as turmas do curso, que já estavam inseridas na clínica odontológica, levando-se em consideração adaptações sugeridas pelos professores para atender às necessidades da realidade local, mas preservando a aderência do modelo em avaliar as competências estimadas. A experiência aponta o OSCE como ótimo instrumento de avaliação em Odontologia e a dinâmica do workshop como ferramenta para o entendimento, demonstrando que o treinamento de professores foi essencial para alcançar o sucesso. O grupo está motivado para continuar adotando o OSCE como instrumento de avaliação de competências clínicas.

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Biografia do Autor

Raquel Baroni de Carvalho, Universidade Federal do Espirito Santo

Professora Associada, Universidade Federal do Espírito Santo.

Mariana Carvalho Martins Ribeiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Mestranda, Programa de Pós-graduação em Clínica Odontológica, Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

27-04-2022

Como Citar

Carvalho, R. B. de, & Ribeiro, M. C. M. (2022). Percepção de docentes de Odontologia sobre a avaliação da aprendizagem pelo OSCE. Revista Da ABENO, 22(2), 1090. https://doi.org/10.30979/revabeno.v22i2.1090

Edição

Seção

Artigos