Doença por Coronavírus 2019: desafios emergentes e o ensino odontológico brasileiro

Matheus dos Santos Fernandez, Nathalia Ribeiro Jorge da Silva, Vanessa dos Santos Viana, Cristiane Costa da Cunha Oliveira

Resumo


A doença por coronavírus (COVID-19) surgiu na China no final de 2019, disseminando-se rapidamente por mais de 200 países.  Devido às características dos ambientes e procedimentos odontológicos, há um maior risco de infecção cruzada entre a equipe de saúde bucal e os usuários desse serviço. Para consultórios odontológicos, escolas de Odontologia e seus hospitais associados, localizados em áreas que são (potencialmente) afetadas pela COVID-19, protocolos rigorosos e eficazes de controle de infecção estão sendo urgentemente desenvolvidos pelas agências reguladoras competentes, tanto a nível nacional, quanto internacional. Além disso, a pandemia teve um impacto imediato e dramático na educação odontológica, visto que nesse momento as instituições estão à frente do desafio de reorganizar sua infraestrutura e seus métodos de ensino para encarar as possíveis consequências dessa nova realidade, preservando e fomentando o progresso contínuo de seus futuros profissionais. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é apresentar importantes informações relacionadas à nova síndrome respiratória aguda por coronavírus-2 e seu impacto na Odontologia, abordando as principais orientações de biossegurança que devem ser adotadas nos atendimentos clínicos, bem como discutir as mudanças no ensino odontológico brasileiro frente à pandemia de COVID-19.


Palavras-chave


COVID-19. Infecções por Coronavírus. Controle de Infecção. Odontologia. Ensino Odontológico.

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DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.1101

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