Desenvolvimento e avaliação de aplicativo móvel para ensino de Radiologia Odontológica

Autores

  • Francielle Santos de Santana Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0000-0003-2405-2270
  • Mariana Bispo Costa Universidade Federal de Sergipe
  • Jorge Dias Matos Neto Universidade Federal de Sergipe
  • André Batista da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Gilton José Ferreira da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Wilton Mitsunari Takeshita Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.1135

Palavras-chave:

Radiologia. Educação. Distância. Odontologia. Smartphone.

Resumo

Este estudo teve como objetivo desenvolver e avaliar um aplicativo para smartphone com uma ferramenta de gerenciamento de conteúdo da web para o estudo da anatomia radiográfica periapical. Atividades de Design Thinking foram realizadas para melhor compreender o problema proposto pelo grupo de pesquisa. Em seguida, foi realizada uma pesquisa exploratória via Google Forms com 44 estudantes de Odontologia, aplicando-se um questionário para auxiliar no desenvolvimento de um aplicativo para ensino de Radiologia. Com o aplicativo na versão inicial, beta, foram aplicados questionários de satisfação e usabilidade com 51 alunos do curso de graduação em Odontologia, para avaliação do App. O coeficiente alfa de Cronbach foi aplicado a esses questionários e valores acima de 0,7 foram obtidos, demonstrando sua confiabilidade. Na avaliação do aplicativo, denominado APPOLO, que significa “App of learning online”, 98,04% dos alunos afirmaram que o conteúdo disponível era certamente importante. A quantidade de imagens foi considerada entre satisfatórias e muito satisfatórias por 94,19% dos participantes e 100% deles julgaram a qualidade das imagens também satisfatória ou muito satisfatória. A maioria dos participantes (94,11%) sentiu-se motivada em complementar seu estudo com esse tipo de metodologia. Quanto a usabilidade do aplicativo, 98,04% classificaram entre fácil e muito fácil o seu manuseio, 100% o acesso aos conteúdos ofertados e 98% o acesso aos textos, seguindo essa mesma métrica. O aplicativo APPOLO demonstrou ser prático, de fácil entendimento, navegação e utilização, e revelou auxiliar no apoio ao ensino dos alunos da disciplina de Radiologia Odontológica.

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Biografia do Autor

Francielle Santos de Santana, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Odontologia - Universidade Tiradentes (2004). Aperfeiçoamento em Ortodontia - Associação Brasileira de Odontologia seção Sergipe (2005). Especialização, nível Latu Sensu, em Ortodontia - Associação Brasileira de Odontologia seção Sergipe (2008). Mestre em Odontologia - Universidade Federal de Sergipe (2019). Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Ortodontia.

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Publicado

20-10-2020

Como Citar

Santana, F. S. de, Costa, M. B., Matos Neto, J. D., Silva, A. B. da, Silva, G. J. F. da, & Takeshita, W. M. (2020). Desenvolvimento e avaliação de aplicativo móvel para ensino de Radiologia Odontológica. Revista Da ABENO, 20(2), 102–110. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v20i2.1135

Edição

Seção

Artigos