Trabalho de conclusão de curso de Odontologia: uma análise de perfil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1151

Palavras-chave:

Comunicação acadêmica. Monografia. Pesquisa em odontologia.

Resumo

Este estudo avaliou o perfil de pesquisa acadêmica do Curso de Odontologia do Centro Universitário Uninovafapi por meio da análise de todos os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentados no período de 2014/1 a 2019/1.  Trata-se de pesquisa documental de caráter exploratório realizada no repositório de TCC da instituição. Dos 267 TCC defendidos no período pesquisado, 262 atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados apontaram que a nota média foi 9,3±0,9 pontos. Observou-se que a área mais escolhida pelos alunos foi a Ortodontia (17,2%). Apenas 19 (7,3%) foram publicados em periódicos científicos. Conclui-se que a Ortodontia é a especialidade que desperta maior interesse nos acadêmicos de Odontologia para escrita do seu trabalho de conclusão. Além disso, verificou-se a necessidade de reflexão do corpo docente e discente para a concretização de publicações cientificas ainda na graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Cavalcante Gomes Noronha, Centro Universitário Uninovafapi

Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário Uninovafapi.

Layana Bruna Vaz, Centro Universitário Uninovafapi

Graduada em Odontologia pelo Centro Universitário Uninovafapi.

Francisca Tereza Coelho Matos, Centro Universitário Uninovafapi

Doutora em Odontologia - Endodontia pela Universidade de Ribeirão Preto. Mestre e Especialista em Endodontia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Atualmente é Professora Titular de Odontologia do Centro Universitário Uninovafapi e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da mesma instituição.

Carlos Alberto Monteiro Falcão, Centro Universitário Uninovafapi

Doutor em Clínicas Odontológicas pela Faculdade São Leopoldo Mandic e mestre em Odontologia pela Universidade de Pernambuco.

Atualmente é Professor Titular de Odontologia do Centro Universitário Uninovafapi e Professor da Universidade Estadual do Piauí.

Thiago Lima Monte, Centro Universitário Uninovafapi

Doutor em Ortodontia pela Faculdade São Leopoldo Mandic. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Cruzeiro do Sul.

Atualmente é Professor Titular do Centro Universitário Uninovafapi e Diretor do Focus - Centro de Ensino e Pesquisas Aplicadas.

Isabela Floriano, Centro Universitário Uninovafapi

Doutora e Mestre em Ciências Odontológicas - Odontopediatria pela Universidade de São Paulo, com Estágio Sanduíche na University of Copenhagen. Especialista em Odontopediatria pela Faculdade São Leopoldo Mandic.

Atualmente é Professora Titular de Odontologia do Centro Universitário Uninovafapi e Coordenadora Nacional de Odontologia do Grupo Afya Educacional.

Referências

(1) Conselho Nacional de Educação (Brasil). Resolução n°. 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Odontologia. Diário Oficial da União 4 mar 2002; Seção 1, p.10.

(2) Cavalcanti AL, Melo TSNB, Barroso KMA, Souza FEC, Maia AMA, Silva ALO. Perfil da pesquisa científica em Odontologia realizada no Brasil. Pesq Bras Odontoped Clin Integr. 2004;4(2):99-104.

(3) Cavalcanti AL. Introdução à pesquisa aplicada à Odontologia: bases para a iniciação científica. Publicatio UEPG. 2003;9(3/4):45-53.

(4) Silva-Junior MF, Assis RIF, Sousa HA, Miclos PV, Gomes MJ. Iniciação científica: percepção do interesse de acadêmicos de Odontologia de uma universidade brasileira. Saúde Soc. 2014;23(1):325-35.

(5) Tachibana M, Pavani R, Bariani IC. Participação em eventos científicos e formação do universitário. Psico. 2004;35(1):89-96.

(6) Rashid HH, Ghotane SG, Abufanas SH, Gallagher JE. Short and long-term career plans of final year dental students in the United Arab Emirates. BMC Oral Health. 2013;13:39-48.

(7) Gallagher JE, Patel R, Wilson NHF. The emerging dental workforce: long-term career expectations and influences. A quantitative study of final year dental students' views on their long-term career from one London Dental School. BMC Oral Health. 2009;9:35-44.

(8) Brasil. Ministério da Educação. Portaria Ministerial n° 1.592 de 09 de outubro de 2000.Diário Oficial da União, Brasília, 13 de outubro de 2000.

(9) Uninovafapi. Projeto pedagógico do curso de bacharelado em odontologia. Teresina, PI: Uninovafapi, 2015.

(10) James P, Veselina K, Alisa K. Final-year dental undergraduate attitudes towards specialisation. Dent J. 2016;4(3):26-36.

(11) Chisini LA, Grehs HS, Nóbrega KHS, Conde MCM, Corrêa MB, Dermarco FF. Análise descritiva dos trabalhos de conclusão de curso da faculdade de Odontologia UFPel. Rev ABENO. 2017;17:8-15.

(12) Conselho Federal de Odontologia. Quantidade Geral de Cirurgiões-Dentistas Especialistas. 2021 [Acesso em: 18/03/2021]. Disponível em: https://website.cfo.org.br/estatisticas/quantidade-geral-de-cirurgioes-dentistas-especialistas/.

(13) Cordes DW, Doherty N, Lopez R. Assessing the economic return of specializing in orthodontics or oral and maxillofacial surgery. J Am Dent Assoc. 2001;132(12):1679-84.

(14) OCEBM Levels of Evidence Working Group. The Oxford 2011 Levels of Evidence. Oxford Centre for Evidence-Based Medicine [Internet]. 2016 May [Acesso em: 01/05/2016]. Disponível em: http://www.cebm.net/index.aspx?o=5653.

(15) Web of Science Group. Research in Brazil: funding excellence. Web of Science Group [Internet]. [Acesso em: 01/05/2016]. Disponível em: https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2019/09/ClarivateReport_2013-2018.pdf.

(16) Fava MF, Fava M. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo Perspec. 2000;14(1):73-7.

Publicado

05-04-2021

Como Citar

Noronha, M. C. G., Vaz, L. B., Matos, F. T. C., Falcão, C. A. M., Monte, T. L., & Floriano, I. (2021). Trabalho de conclusão de curso de Odontologia: uma análise de perfil. Revista Da ABENO, 21(1), 1151. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1151

Edição

Seção

Artigos