Trabalho de conclusão de curso de Odontologia: uma análise de perfil
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1151Palabras clave:
Comunicação acadêmica. Monografia. Pesquisa em odontologia.Resumen
Este estudo avaliou o perfil de pesquisa acadêmica do Curso de Odontologia do Centro Universitário Uninovafapi por meio da análise de todos os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) apresentados no período de 2014/1 a 2019/1. Trata-se de pesquisa documental de caráter exploratório realizada no repositório de TCC da instituição. Dos 267 TCC defendidos no período pesquisado, 262 atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados apontaram que a nota média foi 9,3±0,9 pontos. Observou-se que a área mais escolhida pelos alunos foi a Ortodontia (17,2%). Apenas 19 (7,3%) foram publicados em periódicos científicos. Conclui-se que a Ortodontia é a especialidade que desperta maior interesse nos acadêmicos de Odontologia para escrita do seu trabalho de conclusão. Além disso, verificou-se a necessidade de reflexão do corpo docente e discente para a concretização de publicações cientificas ainda na graduação.
Descargas
Citas
(1) Conselho Nacional de Educação (Brasil). Resolução n°. 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Odontologia. Diário Oficial da União 4 mar 2002; Seção 1, p.10.
(2) Cavalcanti AL, Melo TSNB, Barroso KMA, Souza FEC, Maia AMA, Silva ALO. Perfil da pesquisa científica em Odontologia realizada no Brasil. Pesq Bras Odontoped Clin Integr. 2004;4(2):99-104.
(3) Cavalcanti AL. Introdução à pesquisa aplicada à Odontologia: bases para a iniciação científica. Publicatio UEPG. 2003;9(3/4):45-53.
(4) Silva-Junior MF, Assis RIF, Sousa HA, Miclos PV, Gomes MJ. Iniciação científica: percepção do interesse de acadêmicos de Odontologia de uma universidade brasileira. Saúde Soc. 2014;23(1):325-35.
(5) Tachibana M, Pavani R, Bariani IC. Participação em eventos científicos e formação do universitário. Psico. 2004;35(1):89-96.
(6) Rashid HH, Ghotane SG, Abufanas SH, Gallagher JE. Short and long-term career plans of final year dental students in the United Arab Emirates. BMC Oral Health. 2013;13:39-48.
(7) Gallagher JE, Patel R, Wilson NHF. The emerging dental workforce: long-term career expectations and influences. A quantitative study of final year dental students' views on their long-term career from one London Dental School. BMC Oral Health. 2009;9:35-44.
(8) Brasil. Ministério da Educação. Portaria Ministerial n° 1.592 de 09 de outubro de 2000.Diário Oficial da União, Brasília, 13 de outubro de 2000.
(9) Uninovafapi. Projeto pedagógico do curso de bacharelado em odontologia. Teresina, PI: Uninovafapi, 2015.
(10) James P, Veselina K, Alisa K. Final-year dental undergraduate attitudes towards specialisation. Dent J. 2016;4(3):26-36.
(11) Chisini LA, Grehs HS, Nóbrega KHS, Conde MCM, Corrêa MB, Dermarco FF. Análise descritiva dos trabalhos de conclusão de curso da faculdade de Odontologia UFPel. Rev ABENO. 2017;17:8-15.
(12) Conselho Federal de Odontologia. Quantidade Geral de Cirurgiões-Dentistas Especialistas. 2021 [Acesso em: 18/03/2021]. Disponível em: https://website.cfo.org.br/estatisticas/quantidade-geral-de-cirurgioes-dentistas-especialistas/.
(13) Cordes DW, Doherty N, Lopez R. Assessing the economic return of specializing in orthodontics or oral and maxillofacial surgery. J Am Dent Assoc. 2001;132(12):1679-84.
(14) OCEBM Levels of Evidence Working Group. The Oxford 2011 Levels of Evidence. Oxford Centre for Evidence-Based Medicine [Internet]. 2016 May [Acesso em: 01/05/2016]. Disponível em: http://www.cebm.net/index.aspx?o=5653.
(15) Web of Science Group. Research in Brazil: funding excellence. Web of Science Group [Internet]. [Acesso em: 01/05/2016]. Disponível em: https://jornal.usp.br/wp-content/uploads/2019/09/ClarivateReport_2013-2018.pdf.
(16) Fava MF, Fava M. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. São Paulo Perspec. 2000;14(1):73-7.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Revista da ABENO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).