Bioética do cuidado na clínica de ensino: aprendendo com pacientes

Autores

  • Luisa Lapenta Cunha ufrgs
  • Fabiana Schneider Pires Professora Adjunta do Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia/ UFRGS
  • Mirelle Finkler ufsc
  • Cristine Maria Warmling ufrgs

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1229

Palavras-chave:

Bioética. Análise Ética. Acolhimento. Educação em Odontologia.

Resumo

O estudo buscou compreender práticas de acolhimento de pacientes em uma clínica de ensino odontológico. Trata-se de um estudo de caso único e holístico, com abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas abertas com 20 pacientes, guiadas por um roteiro com temas problematizadores que procuram ligar princípios bioéticos a dispositivos subjetivos do cuidado: conceito ampliado de saúde e doença, intersubjetividade, corresponsabilidade e qualidade de vida. As práticas discursivas analisadas mostraram que o vínculo entre estudantes e pacientes da clínica de ensino se estabelece em uma construção mediada pelo longo tempo da formação. A corresponsabilidade está relacionada às construções intersubjetivas no cuidado e tem como atores do processo os estudantes e os pacientes. Ao afirmarem sentirem-se livres para opinar sobre seus tratamento também expressam uma postura de reduzida autonomia, pois consideram que não seja necessário fazê-lo. Como reflexo da fragmentação do cuidado nas clínicas de ensino, muitos silenciamentos emergem destas relações de poder e cuidado. Acredita-se que é clara a importância de práticas que se desvinculem de funções estritamente técnicas e invistam nos processos de fala e escuta, incansavelmente buscando empatia e vínculo como as tecnologias de saúde mais potentes para o tratamento, pois reafirmam a autonomia das pessoas na construção de seus itinerários de cuidado e a dignidade humana como valor central da prática de saúde.

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Biografia do Autor

Mirelle Finkler, ufsc

Professora Associada do Departamento de Odontologia/ UFSC.

Cristine Maria Warmling, ufrgs

Professora Associada do Departamento de Odontologia Preventiva e Social, Faculdade de Odontologia/ UFRGS

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Publicado

24-12-2021

Como Citar

Cunha, L. L., Pires, F. S., Finkler, M., & Warmling, C. M. (2021). Bioética do cuidado na clínica de ensino: aprendendo com pacientes. Revista Da ABENO, 21(1), 1229. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v21i1.1229

Edição

Seção

Artigos