Contribuições das atividades complementares na formação

Autores

  • Alessandra M. Ferreira Warmling
  • Ana Lúcia S. Ferreira de Mello
  • Débora Schramm Naspolini
  • Graziela de Luca Canto
  • Elisa Remor de Souza

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.123

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Educação Superior. Currículo.

Resumo

Objetivo: Caracterizar a inserção de atividades complementares em um curso de graduação em Odontologia, bem como sua contribuição para a formação
profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória, com abordagem quanti-qualitativa. O levantamento de dados deu-se a partir da aplicação de um questionário a todos os discentes do último ano do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, durante três semestres (2011.2, 2012.1, 2012.2). Os dados quantitativos foram tabulados e analisados por
meio de análise estatística descritiva com o auxílio do aplicativo Googledocs para formulários de pesquisa. Realizaram-se, também, entrevistas em profundidade com 10 discentes que responderam ao questionário, cujos dados qualitativos foram analisados
segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Resultados: Participaram da pesquisa 70 discentes; destes, 93% haviam participado de alguma atividade complementar durante a graduação. As atividades
foram realizadas principalmente na área de Odontologia
em Saúde Coletiva (67%) e se relacionavam com mais frequência a estágios e atividades de extensão. Destas atividades, 33% estavam relacionadas ao trabalho de conclusão de curso do discente, enquanto apenas 9% estavam vinculadas à pós-graduação; 65% dos discentes consideraram que a participação nestas atividades contribuiu muito para a sua formação. Os resultados obtidos através dos dados qualitativos foram agrupados em 03 categorias relativas aos Fatores que influenciam na participação dos alunos nas atividades complementares, a Importância da
participação em atividades complementares e às Limitações na realização de atividades complementares. Conclusão: Grande parte dos discentes participou de alguma atividade complementar durante a sua
formação e considerou essa participação posi tiva, indicando que o curso em questão tem disponibilizado esse tipo de oportunidade. Uma boa adequação didático-pedagógica das atividades complementares parece influenciar no modo como o aluno percebe a importância e valoriza a participação nessas atividades, como auxiliar no seu processo de ensino-aprendizagem na formação profissional em Odontologia. 

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Como Citar

Warmling, A. M. F., Mello, A. L. S. F. de, Naspolini, D. S., Canto, G. de L., & Souza, E. R. de. (2014). Contribuições das atividades complementares na formação. Revista Da ABENO, 12(2), 190–197. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.123

Edição

Seção

Artigos