Contribuições das atividades complementares na formação
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v12i2.123Keywords:
Educação em Odontologia. Educação Superior. Currículo.Abstract
Objetivo: Caracterizar a inserção de atividades complementares em um curso de graduação em Odontologia, bem como sua contribuição para a formação
profissional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa transversal, exploratória, com abordagem quanti-qualitativa. O levantamento de dados deu-se a partir da aplicação de um questionário a todos os discentes do último ano do curso de graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina, durante três semestres (2011.2, 2012.1, 2012.2). Os dados quantitativos foram tabulados e analisados por
meio de análise estatística descritiva com o auxílio do aplicativo Googledocs para formulários de pesquisa. Realizaram-se, também, entrevistas em profundidade com 10 discentes que responderam ao questionário, cujos dados qualitativos foram analisados
segundo os pressupostos da Análise de Conteúdo. Resultados: Participaram da pesquisa 70 discentes; destes, 93% haviam participado de alguma atividade complementar durante a graduação. As atividades
foram realizadas principalmente na área de Odontologia
em Saúde Coletiva (67%) e se relacionavam com mais frequência a estágios e atividades de extensão. Destas atividades, 33% estavam relacionadas ao trabalho de conclusão de curso do discente, enquanto apenas 9% estavam vinculadas à pós-graduação; 65% dos discentes consideraram que a participação nestas atividades contribuiu muito para a sua formação. Os resultados obtidos através dos dados qualitativos foram agrupados em 03 categorias relativas aos Fatores que influenciam na participação dos alunos nas atividades complementares, a Importância da
participação em atividades complementares e às Limitações na realização de atividades complementares. Conclusão: Grande parte dos discentes participou de alguma atividade complementar durante a sua
formação e considerou essa participação posi tiva, indicando que o curso em questão tem disponibilizado esse tipo de oportunidade. Uma boa adequação didático-pedagógica das atividades complementares parece influenciar no modo como o aluno percebe a importância e valoriza a participação nessas atividades, como auxiliar no seu processo de ensino-aprendizagem na formação profissional em Odontologia.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).