Avaliação de 4 currículos de Odontologia baseada em expectativas e satisfação de alunos – relato de experiências norueguesa e brasileira

Autores

  • Cassiano Kuchenbecker Rösing Federal University of Rio Grande do Sul and Lutheran University of Brazil, Brazil
  • Débora Trevisan da Silva Lutheran University of Brazil, Brazil
  • Patrícia Deon Lutheran University of Brazil, Brazil
  • Rui Vicente Oppermann Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil
  • Per Gjermo University of Oslo, Norway

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i2.1314

Palavras-chave:

Educação Odontológica. Desenvolvimento de Currículo. Competência. Expectativas. Satisfação.

Resumo

O objetivo desse estudo foi avaliar quarto currículos odontológicos (dois no Brasil e dois na Noruega), baseado em satisfação de estudantes e professores. Questionários estruturados foram confeccionados. Essa pesquisa foi realizada durante uma mudança curricular de uma abordagem tradicional (orientada por disciplina) para uma forma integrada, com aprendizado baseado no problema. Ambos os currículos brasileiros eram tradicionais. Vinte e dois alunos do currículo ântico (UiO-antigo) e 17 estudantes do novo currículo em Oslo (UiOnovo) e 25 alunos de cada universidade brasileira (UFRGS e ULBRA) foram incluídos. Líderes de disciplinas nas Universidades também participaram (UiO, n = 17, UFRGS, n = 10, ULBRA, n = 13). A maioria dos alunos e professores tiveram a opinião de que seu currículo habilita os dentistas para trabalhar combinadamente em práticas públicas e privadas, em todo o mundo. Independentemente do currículo, os alunos apontaram dúvidas sobre sua competência em realizar próteses fixas amplas, orthodontia complexa, colocação e manutenção de implantes, tratamento de desordens crânio-faciais e planejamento de programas de saúde pública. A avaliação da qualidade do ensino teórico e clínico revelou que a maioria dos estudantes está satisfeita. Como avaliação geral, uma EVA (escala visual analógicafoi aplicada para avaliar satisfação de alunos e professores. Os resultados não demonstraram diferenças estatisticamente significativas (ANOVA, α= 0.05) entre estudantes (7.12, 7.36, 6.8 and 6.8) para UiO-antigo, UiO-novo, UFRGS e ULBRA, respectivamente. Pode-se concluir que algumas diferenças culturais puderam ser detectadas entre Noruega e Brasil, e que professorees que estavam vivenciando a alteração curricular apresentaram maior satisfação com a nova abordagem.

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Biografia do Autor

Cassiano Kuchenbecker Rösing, Federal University of Rio Grande do Sul and Lutheran University of Brazil, Brazil

PhD, Associate Professor of Periodontology.

Débora Trevisan da Silva, Lutheran University of Brazil, Brazil

DDS, Dental Student.

Patrícia Deon, Lutheran University of Brazil, Brazil

DDS, MSD.

Rui Vicente Oppermann, Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil

PhD, Professor of Periodontology.

Per Gjermo, University of Oslo, Norway

PhD, Professor Emeritus.

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Publicado

26-01-2009

Como Citar

Rösing, C. K., da Silva, D. T., Deon, P., Oppermann, R. V., & Gjermo, P. (2009). Avaliação de 4 currículos de Odontologia baseada em expectativas e satisfação de alunos – relato de experiências norueguesa e brasileira. Revista Da ABENO, 9(2), 88–94. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i2.1314

Edição

Seção

Artigos