O processo ensino-aprendizagem na percepção do graduando de odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1323Palavras-chave:
Educação Superior. Ensino. OdontologiaResumo
O aprendizado é um processo contínuo que induz o ser humano a adquirir novas condutas de pensamento e comportamento, e a universidade constituise parte essencial dessa constante aprendizagem. Os cursos de Odontologia passam atualmente por um processo de reestruturação para atender às Diretrizes Curriculares Nacionais. Nesse contexto, a avaliação do ensino assume papel importante, pois fornece informações fundamentais para o processo de readequação do ensino. O objetivo deste estudo foi analisar os dados da avaliação realizada na Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP com relação ao processo ensino-aprendizagem, na percepção dos graduandos (n = 367). Foi utilizado um questionário no qual o aluno expressava suas opiniões de acordo com o grau de concordância, nas categorias: Concorda (C), Indeciso (I) e Discorda (D), sobre informações pertinentes ao objetivo do curso, ensino, aprendizagem, questões psicosociais e ambiente educacional. Os resultados mostraram que para os alunos (75,25%) os objetivos a serem atingidos no curso são bem esclarecidos, o ensino os ajuda a desenvolverem a autoconfiança (70,8%) e os encoraja a serem aprendizes (63,5%). Assim como, consideram (67,5%) estar sendo bem preparados para a profissão. Para grande parte (39,8%) o ensino é centrado no professor e discordam que o tempo de ensino é bem utilizado (49,5%). Conclui-se que o processo ensino-aprendizagem foi satisfatoriamente classificado, no entanto, ressalta-se a necessidade de uma avaliação do papel docente e um melhor aproveitamento do tempo de ensino, proporcionando um ambiente educacional mais motivador e adequado que contribuirá de forma significativa para o aprendizado.Downloads
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