A prática do processamento radiográfico em odontologia: uma análise qualitativa

Autores

  • Naiara Leites Larentis Mestre em Clínicas Odontológicas/Radiologia - UFRGS, Professora do curso de Odontologia da ULBRA-Torres
  • Carlos Eduardo Winck Mahl Mestre em Clínicas Odontológicas/Radiologia - UFRGS, Professor do curso de Odontologia da ULBRA-Canoas
  • Alcebíades Nunes Barbosa Doutor em Dentística pela USP, Professor do curso de Odontologia ULBRA-Canoas
  • Vania Regina Camargo Fontanella Doutora em Odontologia pela PUC-RS, Professora dos cursos de Odontologia da UFRGS e ULBRA-Canoas
  • Airton Pozo de Matos Doutor em Educação e Desenvolvimento Humano pela PUC-RS, Professor do curso de Odontologia e Saúde Coletiva da ULBRA-Canoas e do ISES-Sevigné

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1326

Palavras-chave:

Radiologia. Ensino. Pesquisa Qualitativa.

Resumo

Buscando possíveis causas para a falta de qualidade das radiografias realizadas no curso, foram entregues questionários abertos a todos os professores de Odontologia da ULBRA, campus Torres/RS, com 5 questões envolvendo seus conhecimentos sobre processamento radiográfico. Participaram da pesquisa os 16 professores que devolveram o questionário respondido. Utilizou-se para a análise dos dados a Análise de Conteúdo de Bardim, situada no Grupo dos Métodos Lógicos-Semânticos. A organização da análise de dados coletados ocorreu em três momentos: a préanálise, a exploração do material e os tratamentos dos resultados. A grande maioria dos professores que aprendeu a utilizar o método visual na sua graduação (13) continua processando as radiografias da mesma maneira até hoje. Os resultados da pesquisa mostram que não existe uma padronização em relação ao método de processamento utilizado em todas as disciplinas do curso. Além disso, etapas do processamento como o tempo de permanência no fixador, banho final, secagem e armazenagem não foram citadas pela maioria dos professores nos questionários. É necessária a conscientização da importância de ocorrerem mudanças, inicialmente por parte dos professores das diferentes áreas clínicas da Odontologia, para que os alunos possam continuar processando as radiografias, como corretamente ensinado na disciplina de radiologia durante todo o seu curso de graduação e vida profissional, não desprezando nenhuma etapa do processo.

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Publicado

26-01-2009

Como Citar

Larentis, N. L., Winck Mahl, C. E., Barbosa, A. N., Camargo Fontanella, V. R., & de Matos, A. P. (2009). A prática do processamento radiográfico em odontologia: uma análise qualitativa. Revista Da ABENO, 9(1), 39–43. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1326

Edição

Seção

Artigos