Estudo de caso como estratégia de ensinagem e avaliação na disciplina Saúde Coletiva do curso de Odontologia da UNIVALI

Autores

  • Rubens Nazareno Garcia Professor do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI
  • Emerson da Silveira Professor do curso de Medicina da Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI
  • Cristina Henschel de Matos Professora do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI
  • Tatiana Mezadri Professora do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI
  • Rosangela Aparecida Borba Professora do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI
  • Roberto Rogério Molleri Professor do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI
  • Raphael Nunes Bueno Professor do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI
  • Mário Uriarte Neto Professor do curso de Odontologia da Universidade do Vale do Itajaí/UNIVALI

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1343

Palavras-chave:

Ensino. Estudos de Casos. Saúde Coletiva.

Resumo

Estudos de caso vêm sendo implantados como prática de ensinagem e avaliação na disciplina Saúde Coletiva do curso de Odontologia da UNIVALI, conjuntamente com os cursos de Enfermagem, Farmácia, Medicina e Nutrição. O objetivo desse estudo é relatar a operacionalização de uma experiência de estudos de caso como forma de ensinagem, avaliação, integração curricular e de ensino-serviço público. A estruturação da proposta aconteceu em quatro etapas, sendo: encontro dos professores da área da saúde coletiva; planejamento docente; aplicação das atividades; e socialização no formato de seminários. Os resultados foram apresentados de duas formas: uma qualitativa informal através do desempenho em grupo nas apresentações dos seminários; e uma quantitativa formal através da avaliação dos portfolios que se apresentaram como facilitadores do processo de aprendizagem ao longo do período. Os resultados sugerem que os estudos de caso podem ser uma excelente ferramenta para ensinagem, avaliação, integração curricular e de ensino-serviço público. Para tanto, as propostas de ação devem ser necessariamente realizadas, sob pena de comprometer todo o processo, além de não contribuir com a efetiva promoção de saúde das famílias envolvidas nos estudos de caso.

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Publicado

26-01-2009

Como Citar

Garcia, R. N., da Silveira, E., de Matos, C. H., Mezadri, T., Borba, R. A., Molleri, R. R., Bueno, R. N., & Neto, M. U. (2009). Estudo de caso como estratégia de ensinagem e avaliação na disciplina Saúde Coletiva do curso de Odontologia da UNIVALI. Revista Da ABENO, 9(1), 50–54. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v9i1.1343

Edição

Seção

Artigos