A relação profissional-paciente na graduação: inserção e possibilidades a partir do contexto curricular

Autores

  • Maria de Fátima Nunes Doutoranda em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Goiás
  • Claudio Rodrigues Leles Professor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás
  • Naiara de Paula Ferreira Acadêmica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1356

Palavras-chave:

Relações Interpessoais. Relações Dentista-Paciente. Relações Profissional-Paciente. Humanização da Assistência.

Resumo

De acordo com as habilidades e competências exigidas pelas diretrizes curriculares para o curso de odontologia, o graduando deve ser capaz de comunicar-se com pacientes, com profissionais da saúde e com a comunidade em geral. Para despertar essas competências interpessoais, as vivências durante a graduação são essenciais. Com o objetivo de recolher elementos da nova matriz curricular e dos projetos de extensão e pesquisa voltados à graduação que contemplassem, explícita ou implicitamente, a relação profissional-paciente na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (FO/UFG), realizou-se uma pesquisa documental da matriz curricular e ementas da nova estrutura curricular da FO/UFG e dos projetos de pesquisa e extensão cadastrados na instituição. Foram considerados a inserção e o contexto da relação profissional-paciente nos âmbitos individual e coletivo. Observou-se que de um total de 60 disciplinas oferecidas no curso de odontologia da FO/UFG, 19 (31,7%) delas contemplam a relação profissional-paciente, e 4 (57,1%) de um total de 7 projetos de extensão voltados à graduação contemplam tal temática. Os dados encontrados mostram a possibilidade de acadêmicos e docentes trabalhar a relação profissional-paciente, embora as disciplinas clínicas não expressem essa relação em suas ementas.

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Publicado

26-01-2008

Como Citar

Nunes, M. de F., Leles, C. R., & Ferreira, N. de P. (2008). A relação profissional-paciente na graduação: inserção e possibilidades a partir do contexto curricular. Revista Da ABENO, 8(2), 132–139. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1356

Edição

Seção

Artigos