Desempenho dos alunos de graduação durante a clínica de radiologia odontológica

Autores

  • Pedro Luiz de Carvalho Professor Responsável pela Disciplina de Imaginologia DentoMaxilo-Facial do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté
  • Mônica Cristina Camargo Antoniazzi Professor da Disciplina de Imaginologia Dento-Maxilo-Facial do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté
  • João Marcelo Ferreira de Medeiros Professor do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Área de Endodontia do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté
  • Nivaldo André Zöllner Professor da Disciplina de Clínica Integrada do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté
  • Elídia Mara dos Santos Carvalho Aluna do Curso de Especialização em Radiologia Odontológica e Imaginologia do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1362

Palavras-chave:

Ensino. Educação em Odontologia. Radiologia.

Resumo

O presente estudo visa avaliar os alunos da disciplina de Imaginologia Dento-Maxilo-Facial, comparando alguns quesitos da prática de técnica radiográfica periapical realizada em manequins com dentes naturais e pacientes. Como base da pesquisa, foram analisadas radiografias obtidas nas aulas práticas, divididas em relação ao manequim com dentes naturais e pacientes. Nestas foram observados os seguintes critérios de qualidade: enquadramento do filme na região; distorção na imagem; exposição; direcionamento do feixe de Raios X; e processamento radiográfico. As radiografias foram avaliadas, pelo mesmo operador. Os dados do desempenho dos alunos, seguindo os critérios de qualidade estipulados e obtidos na avaliação foram tabulados, colocados em porcentagem e analisados estatisticamente pelo teste exato de Fisher para comparar os resultados dos exames radiográficos obtidos no manequim com dentes naturais e pacientes, e o teste qui-quadrado para comparar as falhas técnicas detectadas, ambos no nível de significância de 5%. Os achados experimentais permitiram concluir que: a estreita relação entre o aprendizado pré-clínico e sua aplicação nas atividades clínicas no método integrado produz nítida capacitação discente. E mais, o enquadramento do filme foi a falha técnica mais prevalente, no manequim e paciente. E por fim, o processamento radiográfico foi significativo nos resultados obtidos do paciente.

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Publicado

26-01-2008

Como Citar

de Carvalho, P. L., Camargo Antoniazzi, M. C., Ferreira de Medeiros, J. M., Zöllner, N. A., & dos Santos Carvalho, E. M. (2008). Desempenho dos alunos de graduação durante a clínica de radiologia odontológica. Revista Da ABENO, 8(2), 146–151. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1362

Edição

Seção

Artigos