Desempenho dos alunos de graduação durante a clínica de radiologia odontológica
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1362Palavras-chave:
Ensino. Educação em Odontologia. Radiologia.Resumo
O presente estudo visa avaliar os alunos da disciplina de Imaginologia Dento-Maxilo-Facial, comparando alguns quesitos da prática de técnica radiográfica periapical realizada em manequins com dentes naturais e pacientes. Como base da pesquisa, foram analisadas radiografias obtidas nas aulas práticas, divididas em relação ao manequim com dentes naturais e pacientes. Nestas foram observados os seguintes critérios de qualidade: enquadramento do filme na região; distorção na imagem; exposição; direcionamento do feixe de Raios X; e processamento radiográfico. As radiografias foram avaliadas, pelo mesmo operador. Os dados do desempenho dos alunos, seguindo os critérios de qualidade estipulados e obtidos na avaliação foram tabulados, colocados em porcentagem e analisados estatisticamente pelo teste exato de Fisher para comparar os resultados dos exames radiográficos obtidos no manequim com dentes naturais e pacientes, e o teste qui-quadrado para comparar as falhas técnicas detectadas, ambos no nível de significância de 5%. Os achados experimentais permitiram concluir que: a estreita relação entre o aprendizado pré-clínico e sua aplicação nas atividades clínicas no método integrado produz nítida capacitação discente. E mais, o enquadramento do filme foi a falha técnica mais prevalente, no manequim e paciente. E por fim, o processamento radiográfico foi significativo nos resultados obtidos do paciente.Downloads
Referências
Bean LR. Comparison of bisecting angle and paralleling methods of intraoral radiology. J Dent Educ. 1969;33(4):441-5.
Brandt C. Estudo comparativo do resultado radiográfico empregando as técnicas intrabucais periapicais da bissetriz e paralelismo no ensino de radiologia dentária - graduação. Estomat Cult. 1983;13(2):45-9.
Brandt C, Fenyo Pereira M, Costa C, Varoli OJ. A influência do ensino da técnica radiográfica periapical do paralelismo preliminarmente ao da técnica radiográfica periapical da bissetriz. Rev Odontol Univ São Paulo. 1997;11(2):131-7.
Collett WK. Intraoral radiographic errors in films submitted for orthodontic consultation. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. 1980;49(4):370-2.
Consolo CG, Montebelo Filho A, Tavano O. Avaliação do desempenho de alunos de graduação na obtenção de radiografias pela técnica da bissetriz, durante os anos de 1986 e 1987. Rev Odontol Univ São Paulo. 1990;4(3):247-51.
Crandell CE. Cause and frequency of intraoral x-ray errors by dental and hygiene students. J Dent Educ. 1958;22(3):189-96.
Farman AG, Shawkat AH. Survey of radiographic requirements and techniques. J Dent Educ. 1981;45(9):581-4.
Fortier AP. Common errors in dental radiography. J Dent Educ. 1979;43:683-4.
Gasparini D, Santomauro Vaz EM, Haiter Neto F, Boscolo FN. Análise de erros radiográficos cometidos por alunos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba, no período de 1975 a 1988. Rev Odontol Univ São Paulo. 1992;6(3/4):107-14.
MEC - CNS/CES. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Parecer 1300/2001. DO 07/12/2001. CNS/CES 3 de 19/02/2002. São Paulo: MEC,2002.
Patel JR. Intraoral radiographic errors. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. 1979;48(5):479-83.
Patel JR, Greer DF. Evaluating student progress through error reduction intraoral radiographic technique. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. 1986;62(4):471-4.
Pontual MLA, Veoloso HHP, Pontual AA, Silveira MMF. Errores em radiolografias intrabucales realizadas em la facultad de odontologia de Pernambuco – Brasil. Acta Odont Venez, 2005;43(1). Disponible em URL: http//www.actaodontologica. com/43_1_2005/errones_radiografias_intrabucales.asp.
Rother U, Schwarz HM. The most frequent mistakes in intraoral radiography. Stomatol DDR, v. 26, n. 12, p. 806-812,1976.
Welander U, McDavid WD, Higgins NM, Morris CR. The effect of viewing conditions on the perceptibility of radiographic details. Oral Surg Oral Med Oral Pathol. 1983;56(6):651-4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).