Análise do perfil educacional, do desempenho acadêmico e da valorização à iniciação científica

Autores

  • Silvia Yamauchi
  • Patrícia Garcia de Moura
  • Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1365

Palavras-chave:

Estudantes de Odontologia. Educação em Odontologia. Diretrizes. Apoio à Pesquisa.

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar o perfil educacional, o desempenho acadêmico nas diferentes disciplinas e a valorização à pesquisa. Trata-se de um estudo retrospectivo realizado por meio da coleta de dados secundários, pautado no posicionamento do aluno em seu ingresso na instituição e no desempenho durante o curso de odontologia, nas diferentes atividades básicas, clínicas e de extensão. A amostra foi constituída por egressos do curso de odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo (FOB-USP), no período de 2001 a 2005 (n = 244), sendo 45,9 % do gênero masculino e 54,1% feminino. A maior parte dos alunos que entra no curso de Odontologia da FOB-USP é proveniente de ensino fundamental e médio de escolas particulares, predominantemente do período diurno, prepararamse em cursinho pré-vestibular e grau de escolaridade dos pais em nível superior. Os alunos que obtiveram melhor classificação no exame vestibular apresentaram melhor desempenho durante a graduação nas disciplinas básicas e clínicas (p = 0,001 e p = 0,026), não houve, porém, essa correlação com as disciplinas de extensão (p = 0,577). Mais da metade dos alunos se interessou e desenvolveu iniciação científica (52,8%). Conclui-se que o desempenho nas disciplinas de graduação esteve relacionado à classificação no vestibular, a maioria dos estudantes desenvolveu pesquisas em iniciação científica e a IES avaliada conseguiu oferecer o tripé necessário à formação dos profissionais, envolvendo ensino, pesquisa e extensão.

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Publicado

26-01-2008

Como Citar

Yamauchi, S., de Moura, P. G., & de Carvalho Sales Peres, S. H. (2008). Análise do perfil educacional, do desempenho acadêmico e da valorização à iniciação científica. Revista Da ABENO, 8(2), 167–173. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v8i2.1365

Edição

Seção

Artigos