Fluxograma para prescrição de exames imaginológicos por acadêmicos de odontologia
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i2.1386Palavras-chave:
Educação em odontologia. Estudantes de odontologia. Radiografia. Radiografia dentária.Resumo
O propósito deste trabalho foi apresentar um fluxograma que orientasse alunos de graduação do curso de Odontologia a prescrever exames imaginológicos, em situações específicas, iniciando-se pelos exames mais simples e encerrando-se com os mais sofisticados. O referido fluxograma é constituído pelos seguintes exames imaginológicos: periapical, interproximal, oclusal, métodos de localização, panorâmico, extrabucais, tomográfico convencional, e os exames sofisticados, que compreendem a tomografia computadorizada, a ressonância magnética nuclear, a ultra-sonografia e os exames de medicina nuclear. Para testar a validade do fluxograma, utilizamos 21 alunos do segundo ano, durante uma das avaliações bimestrais no ano de 2005, do Departamento de Odontologia da Universidade de Taubaté. Constatouse que o exame periapical foi o mais sugerido, 239 vezes, e o segundo mais indicado foi a radiografia panorâmica, 120 vezes. O efeito dos exames no diagnóstico da condição clínica foi: 325 exames (59,52%) produziram impacto positivo, 146 (26,74%) exames só detectaram a condição clínica, mas não possibilitaram o diagnóstico desta, e 75 (13,74%) não forneceram imagem da condição clínica. Com base na metodologia aplicada e nos resultados obtidos, pôdese concluir que: o fluxograma apresentado auxilia o acadêmico a prescrever exames imaginológicos, em casos específicos na Odontologia; o fluxograma reduziu a possibilidade de erros na prescrição de exames; e o fluxograma resultou em impacto positivo, ou seja, auxiliou no registro das condições clínicas.Downloads
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