Conhecimento e aprendizagem – a atualidade de Paulo Freire

Autores

  • Pedro Demo Professor Titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1409

Palavras-chave:

Educação. Aprendizagem. Ensino. Conhecimento

Resumo

Este texto buscou desenhar alguns traços da polêmica em torno do conhecimento e da aprendizagem, com o objetivo de ressaltar seu sentido reconstrutivo político e com isto recuperar a tradição mais consolidada de Paulo Freire, em termos do sentido emancipatório de sua proposta: desfazer a condição de massa de manobra vivida pela grande maioria da população por causa de sua ignorância. O autor, apoiado na literatura relevante da área da educação e na análise que faz desta, discute o que é o conhecimento e os métodos e recursos de transmissão deste, condenando a didática reprodutiva instrucionista. Afirma que as medidas principais da aprendizagem devem ser o saber pensar e o aprender a aprender, que farão da escola o centro da mudança que levará a sociedade à era do conhecimento. Pondera ainda que não é tarefa fácil colocar as energias decisivas do conhecimento a serviço dos excluídos, mas que essa é a função principal da educação de teor político. Conclui que a pobreza política é fenômeno ainda mais grave do que a carência material, pois revela as entranhas da contradição dialética na história concreta, feita de minorias privilegiadas que exploram maiorias ignorantes.

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Publicado

29-01-2007

Como Citar

Demo, P. (2007). Conhecimento e aprendizagem – a atualidade de Paulo Freire. Revista Da ABENO, 7(1), 20–37. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1409

Edição

Seção

Artigos