Competências gerais e habilidades específicas: a realidade do ciclo básico

Autores

  • Pedro Henrique Sette-de-Souza Universidade Estadual da Paraíba
  • Leonardo Cesar Amaro-da-Silva
  • Lidya Nara Marques de Araújo
  • Lucas José de Azevedo Silva
  • Olga Benário Vieira Maranhão
  • Isabelita Duarte Azevedo

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.141

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Ensino. Educa-ção Superior.

Resumo

A formação em odontologia vem, ao longo dos anos, sofrendo significativas mudanças. A última alteração considerável foi a construção e implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), em 2002, para os cursos de graduação. Visando formar cirurgiões-dentistas dotados de conhecimento e pensamento crítico, reflexivo e humanístico, as DCN vêm para guiar a formação profissional para qualquer mercado de trabalho. Assim, esse estudo visou avaliar e discutir a estrutura curricular dos primeiros quatro períodos do curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com base nas competências gerais e habilidades específicas propostas pelas DCN. Foi realizada a categorização das Habilidades Específicas tomando como base as competências gerais. Em seguida, com base nas categorias formadas, foram detectados os momentos nesses dois anos iniciais em que as mesmas eram desenvolvidas. Ao contrário do que se pensava, a primeira metade do curso, tida como “ciclo básico”, que abrange as disciplinas comuns a toda a área da saúde, trabalha elementos importantes das DCN e ainda traz a perspectiva de educação permanente, uma das competências gerais para o futuro profissional. Conclui-se que o “ciclo básico” do curso de odontologia da UFRN contempla todas as competências gerais e habilidades específicas propostas pelas DCN para o curso de Odontologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Centro de Ciências da Saúde. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. UFRN. 2006.

Morita MC, Kriger L. Mudanças nos cursos de Odontologia e a interação com o SUS. Rev ABENO 2004;4(1):17-21.

Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia e Odontologia. Conselho Nacional de Educação. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 25 7/12/2001.

Pereira IDF, Lages I. Diretrizes curriculares para a formação de profissionais de saúde: competências ou práxis? Trab. educ. saúde. 2013;11(2): 319-38.

Perri de Carvalho AC. A Odontologia em tempos da LDB. Canoas: ULBRA; 2001.

Silveira JLC. Diretrizes Curriculares Nacionais Para os Cursos de Graduação em Odontologia: historicidade, legalidade e legitimidade. Pesq. Bras. Odontoped. Clin. Integr. 2004;4(2): 151-6.

Senna MIB, Lima MLR. Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino de graduação em odontologia: uma análise dos artigos publicados na revista da ABENO, 2002-2006. Arq. odontol. 2009;45(1):30-6.

Mialhe FL, Melo MM, Berti M, Dobrowolski M. Contribuição das ações de educação em saúde da disciplina de odontologia em saúde coletiva na consolidação das DCN e do SUS: relato de uma experiência. Arq. Ciênc. Saúde Unipar. 2007;11(3):193-7.

Bardin L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70. 2006

Downloads

Publicado

29-06-2015

Como Citar

Sette-de-Souza, P. H., Amaro-da-Silva, L. C., de Araújo, L. N. M., Silva, L. J. de A., Maranhão, O. B. V., & Azevedo, I. D. (2015). Competências gerais e habilidades específicas: a realidade do ciclo básico. Revista Da ABENO, 15(1), 38–47. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v15i1.141

Edição

Seção

Artigos