Formulação de questões clínicas estruturadas para pesquisa: uma abordagem prática

Autores

  • Cláudio Rodrigues Leles Professor Doutor da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás.
  • Lorena Batista de Oliveira Cirurgiã-Dentista
  • William José Morandini Aluno de Pós-Graduação (Mestrado) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás.
  • Erica Tatiane da Silva Aluna de Graduação da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1411

Palavras-chave:

Educação em Odontologia. Ensino. Pesquisa em odontologia.

Resumo

A etapa inicial do processo de elaboração de um protocolo de pesquisa clínica é a formulação de uma questão de pesquisa clara e específica. Durante a abordagem prática com os pacientes, um tópico de interesse clínico é determinado e uma dúvida ou lacuna no conhecimento deve ser expressa na forma de uma questão clínica não estruturada. Esta deve passar por um processo de estruturação para que seja passível de resposta através de uma busca sistematizada de informações científicas, da avaliação crítica, interpretação das informações e avaliação dos possíveis desfechos clínicos. O objetivo do trabalho foi desenvolver a aplicação prática da elaboração de questões clínicas, por meio da discussão em grupo de cenários clínicos originários de atividades clínicas de Prótese Dentária. Inicialmente, realizou-se a coleta de dados, em formulários específicos, de 31 cenários clínicos durante 40 sessões de atendimento de pacientes da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em um segundo momento, grupos de discussão formados por 3 ou 4 alunos, com a presença de um professor tutor para orientação das discussões dos cenários descritos, reuniam-se para a elaboração das questões clínicas de interesse; perfez-se um total de 16 reuniões, com 26 horas de discussão, e produziramse 53 questões clínicas estruturadas. Componentes específicos de cada questão foram identificados (paciente, intervenção, comparação, desfecho). Concluiu-se que o exercício da formulação de questões clínicas estruturadas é um passo importante para o aprendizado clínico, o desenvolvimento da capacidade crítica do aluno e no direcionamento de tópicos e questões de pesquisa clínica.

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Referências

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Publicado

29-01-2007

Como Citar

Leles, C. R., de Oliveira, L. B., Morandini, W. J., & da Silva, E. T. (2007). Formulação de questões clínicas estruturadas para pesquisa: uma abordagem prática. Revista Da ABENO, 7(1), 47–53. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1411

Edição

Seção

Artigos