A formação do dentista no contexto do século XXI: a pesquisa como princípio pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1412Palavras-chave:
Pesquisa. Ensino/métodos. Competência profissional. Ensino superior.Resumo
Estamos vivendo um momento de transição paradigmática. O profissional do século XXI deve ser preparado para enfrentar essas novas mudanças. Ele deve saber fazer e refazer soluções. O processo educativo vivenciado em nossas universidades, muitas vezes, tem se sustentado numa prática docente tradicional, concebendo o aluno como receptor de conteúdos prontos e acabados. Essa prática dificulta o autêntico pensar, priorizando a reprodução em detrimento das idéias. Em contrapartida, o processo educativo que ultrapassa os limites de reprodução fundamenta-se na criatividade e estimula a ação-reflexão, formando, assim como apresenta Schön12 (2000), o profissional reflexivo. Nessa concepção de educação o estudante sente-se desafiado a explorar e aprofundar seu conhecimento, a questionar e a reconstruir o conhecimento já difundido. A pesquisa como princípio pedagógico, proposta por Demo2 (1998), é uma das formas para que se concretize tal pressuposto. Este artigo pretende analisar as diretrizes que podem ser assumidas como referenciais para a formação de um profissional de odontologia do século XXI, identificar exigências que se colocam para um profissional dessa área e analisar a pesquisa como princípio pedagógico na formação dos futuros odontólogos. Os teóricos escolhidos para fundamentar este artigo foram: Edgar Morin, Paulo Freire, Pedro Demo e Donald Schön.Downloads
Referências
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