Internet – um recurso didático
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1414Palavras-chave:
Educação baseada em competências. Internet. Atitude frente aos computadores.Resumo
O mundo passa por constantes transformações, e a Internet está sendo utilizada como um recurso didático de grande importância. Do giz ao computador, a tecnologia esteve presente na escola servindo de mediação entre a ação e a aprendizagem de professores e alunos. Cada vez mais, é mais freqüente o uso de ferramentas tecnológicas nas salas de aula: o computador, juntamente com seu principal recurso, a Internet, tem suscitado debates acerca de sua eficácia ou não para a educação escolar. O uso da Internet, em experiências com projetos educativos, revela que tal recurso origina ambientes de aprendizagem diferentes dos das tradicionais aulas presenciais, no que se referem aos papéis dos professores e alunos, ao fluxo das informações, ao grau de autonomia e de participação dos alunos e, também, ao desenvolvimento de competências complexas como as que envolvem a resolução de problemas. Contudo, tais experiências revelam que esses resultados só são proveitosos e eficazes quando os professores possuem preparação técnica pedagógica para esse fim. Educar com novas tecnologias é um desafio que não foi enfrentado com profundidade. As tecnologias podem ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um, o conhecimento. A introdução da Internet na escola funciona como catalisadora de mudanças, portanto, é pertinente considerar essa nova ferramenta como um precioso auxílio na aprendizagem.Downloads
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