Internet – um recurso didático

Autores

  • Elaine Manso Oliveira Franco de Carvalho Doutora em Endodontia pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Alfenas.
  • José Luiz Lage-Marques Professor Titular da Universidade de Taubaté e da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1414

Palavras-chave:

Educação baseada em competências. Internet. Atitude frente aos computadores.

Resumo

O mundo passa por constantes transformações, e a Internet está sendo utilizada como um recurso didático de grande importância. Do giz ao computador, a tecnologia esteve presente na escola servindo de mediação entre a ação e a aprendizagem de professores e alunos. Cada vez mais, é mais freqüente o uso de ferramentas tecnológicas nas salas de aula: o computador, juntamente com seu principal recurso, a Internet, tem suscitado debates acerca de sua eficácia ou não para a educação escolar. O uso da Internet, em experiências com projetos educativos, revela que tal recurso origina ambientes de aprendizagem diferentes dos das tradicionais aulas presenciais, no que se referem aos papéis dos professores e alunos, ao fluxo das informações, ao grau de autonomia e de participação dos alunos e, também, ao desenvolvimento de competências complexas como as que envolvem a resolução de problemas. Contudo, tais experiências revelam que esses resultados só são proveitosos e eficazes quando os professores possuem preparação técnica pedagógica para esse fim. Educar com novas tecnologias é um desafio que não foi enfrentado com profundidade. As tecnologias podem ajudar, mas, fundamentalmente, educar é aprender a gerenciar um conjunto de informações e torná-las algo significativo para cada um, o conhecimento. A introdução da Internet na escola funciona como catalisadora de mudanças, portanto, é pertinente considerar essa nova ferramenta como um precioso auxílio na aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida LP. O uso pedagógico da internet na educação superior de graduação presencial no estado do Paraná: o caso do Unicentro [Dissertação de Mestrado]. Paraná: Instituto de Tecnologia do Paraná; 2001 [acesso 26 jul 2004]. Disponível em: http://teses.eps.ufsc.br//Resumo.asp?2770.

Azevedo W . Muito além do Jardim da Infância: o desafio do preparo de alunos e professores on-line; 1999 [acesso 15 fev 2005] . Disponível em: http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/wlson_azevedo.htm .

Cabral A . Apoteose e Apocalipse: Internet e Educação no Brasil; 2001 [acesso 11 jul 2005] . Disponível em: http://www.comunicacao.pro.br/artcon/interneduc.htm .

Castells M . A Sociedade e Rede – A era da informação, economia, sociedade e cultura . Vol .1 . 2ª ed . São Paulo: Paz e Terra;1999 .

Demo P . Metodologia da Investigação em Educação . Curitiba: Editora IBPEX; 2003 .

Freire P . Pedagogia da Autonomia . São Paulo: Paz e Terra; 1999 .

Lévy P . As tecnologias da inteligência – o futuro do pensamento na era da informática . Lisboa: Instituto Piaget; 1994.

Moran JM . Interferência dos meios de comunicação em nosso conhecimento . Revista INTERCOM jul/dez 1994;XVII(2) [acesso 30 mai 2005] . Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/interf.htm .

Moran JM . Mudanças na Comunicação Pessoal . 2ª ed . São Paulo: Paulinas;, 2000 . p . 90-1 .

Moran JM . Novos desafios na educação – a internet na educação presencial e virtual; 2001 [acesso 27 jul 2004] . Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/novos.htm .

Moran JM, Masetto M, Behrens MA . Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica . 7ª ed . Campinas: Papirus; 2003 . p . 12-7.

Moura RM . A Internet na Educação: uma contribuição para aprendizagem autodirigida; 1998 [acesso 27 jul 2004] . Disponível em: http://members.tripod.com/RMoura/internetedu.htm .

Neri MC (coord .) . Mapa da Exclusão Digital . Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS; 2003 . 143 p . [acesso 30 mai 2005] . Disponível em:

http://www.federativo.bndes.gov.br/bf_bancos/estudos/e0002091.pdf .

. Revista Época . Inclusão digital – Informe Publicitário nº 320; 5 jul 2004 .

Rondelli E . Sete pontos para concretizar a sociedade do conhecimento – Quatro Passos para a Inclusão Digital; jul 2003 [acesso 13 fev 2005] . Disponível em: http://www.comunicacao. pro.br/setepontos/5/4passos.htm .

Wolton D . E depois da Internet? Lisboa: Editora Difel; 2000. p .10

Downloads

Publicado

29-01-2007

Como Citar

Oliveira Franco de Carvalho, E. M., & Lage-Marques, J. L. (2007). Internet – um recurso didático. Revista Da ABENO, 7(1), 63–67. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1414

Edição

Seção

Artigos