The Internet – a teaching resource
DOI:
https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v7i1.1414Palabras clave:
Competency-based education. Internet. Attitude to computersResumen
The world is constantly undergoing changes, and the Internet is being used as an important teaching resource. From the chalk piece to the computer, technology has been present in school as a link between action and learning for professors and students. Technological tools are more and more frequent in the class room: the computer along with its chief resource – the Internet – have raised a debate about their effectiveness in school education. The use of the Internet in educational programs has revealed that this resource gives rise to educational environments which are different from that of the traditional attendance classes regarding the roles of teachers and students, the flow of information, the degree of autonomy and participation of students, and the development of complex competencies such as those involving the resolution of problems. Nevertheless, experience shows that these results are useful and effective only when teachers are technically prepared for them. To educate using new technology is a challenge which has not yet been thoroughly tackled. Technology may help, but to educate is fundamentally to learn how to manage a set of information and turn it into something significant to the individual, namely knowledge. The introduction of the Internet into school programs acts as a catalyst for change. Therefore it is appropriate to consider this new tool as a precious aid to learning.Descargas
Citas
Almeida LP. O uso pedagógico da internet na educação superior de graduação presencial no estado do Paraná: o caso do Unicentro [Dissertação de Mestrado]. Paraná: Instituto de Tecnologia do Paraná; 2001 [acesso 26 jul 2004]. Disponível em: http://teses.eps.ufsc.br//Resumo.asp?2770.
Azevedo W . Muito além do Jardim da Infância: o desafio do preparo de alunos e professores on-line; 1999 [acesso 15 fev 2005] . Disponível em: http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/wlson_azevedo.htm .
Cabral A . Apoteose e Apocalipse: Internet e Educação no Brasil; 2001 [acesso 11 jul 2005] . Disponível em: http://www.comunicacao.pro.br/artcon/interneduc.htm .
Castells M . A Sociedade e Rede – A era da informação, economia, sociedade e cultura . Vol .1 . 2ª ed . São Paulo: Paz e Terra;1999 .
Demo P . Metodologia da Investigação em Educação . Curitiba: Editora IBPEX; 2003 .
Freire P . Pedagogia da Autonomia . São Paulo: Paz e Terra; 1999 .
Lévy P . As tecnologias da inteligência – o futuro do pensamento na era da informática . Lisboa: Instituto Piaget; 1994.
Moran JM . Interferência dos meios de comunicação em nosso conhecimento . Revista INTERCOM jul/dez 1994;XVII(2) [acesso 30 mai 2005] . Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/interf.htm .
Moran JM . Mudanças na Comunicação Pessoal . 2ª ed . São Paulo: Paulinas;, 2000 . p . 90-1 .
Moran JM . Novos desafios na educação – a internet na educação presencial e virtual; 2001 [acesso 27 jul 2004] . Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/novos.htm .
Moran JM, Masetto M, Behrens MA . Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica . 7ª ed . Campinas: Papirus; 2003 . p . 12-7.
Moura RM . A Internet na Educação: uma contribuição para aprendizagem autodirigida; 1998 [acesso 27 jul 2004] . Disponível em: http://members.tripod.com/RMoura/internetedu.htm .
Neri MC (coord .) . Mapa da Exclusão Digital . Rio de Janeiro: FGV/IBRE, CPS; 2003 . 143 p . [acesso 30 mai 2005] . Disponível em:
http://www.federativo.bndes.gov.br/bf_bancos/estudos/e0002091.pdf .
. Revista Época . Inclusão digital – Informe Publicitário nº 320; 5 jul 2004 .
Rondelli E . Sete pontos para concretizar a sociedade do conhecimento – Quatro Passos para a Inclusão Digital; jul 2003 [acesso 13 fev 2005] . Disponível em: http://www.comunicacao. pro.br/setepontos/5/4passos.htm .
Wolton D . E depois da Internet? Lisboa: Editora Difel; 2000. p .10
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).