A importância do professor como agente multiplicador de Saúde Bucal

Autores

  • Vanessa Franchin Secretária Municipal de Saúde do Município de Corumbataí - SP.
  • Roberta Tarkany Basting Coordenadora do Curso de Mestrado, área de concentração Dentística, da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic
  • Amali de Angelis Mussi Coordenadora do Instituto Superior de Educação do Centro Universitário Hermínio Ometto (Uniararas).
  • Flávia Martão Flório Professora da Disciplina de Odontologia Comunitária do Curso de Graduação da Faculdade de Odontologia São Leopoldo Mandic.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1422

Palavras-chave:

Odontologia preventiva. Educação em saúde. Cárie dentária.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a adequação da formação de profissionais da área da educação, cuja colocação profissional poderia possibilitar a propagação de conhecimentos e hábitos adequados para a promoção de saúde bucal de crianças sob sua tutela. Um questionário composto por questões abertas e fechadas foi respondido por 339 alunos matriculados no Curso Normal Superior do Centro Universitário Hermínio Ometto de Araras. Verificouse que 98,2% relataram possuir informações a respeito dos fatores responsáveis pela doença cárie, dentre os quais, 66% consideram-se satisfatoriamente informados nesse sentido. A ausência de higienização (93,5%) e o consumo exagerado de açúcares (49%) foram os fatores mais citados referentes à etiologia da doença cárie e a fonte de informação mais citada foi o cirurgião-dentista (50%), seguido da escola (27,1%), da família (20,9%), da mídia (15,6%), da participação em palestras (16%) e do cotidiano (12,4%). Concluiu-se que a atuação do professor como agente de saúde bucal necessita da capacitação por parte de profissionais da área e de apoio de instâncias superiores.

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Publicado

29-01-2006

Como Citar

Franchin, V., Basting, R. T., Angelis Mussi, A. de, & Flório, F. M. (2006). A importância do professor como agente multiplicador de Saúde Bucal. Revista Da ABENO, 6(2), 102–108. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1422

Edição

Seção

Artigos