O desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem: visão do aluno e do professor

Autores

  • Luiz Roberto Augusto Noro Aluno de Pós-Graduação (Doutorado em Ciências da Saúde) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenador do Curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza.
  • Danielle Frota de Albuquerque Aluna de Pós-Graduação (Mestrado) da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo – Bauru
  • Maria Elisa Machado Ferreira Especialista em Saúde da Família pelas Faculdades Integradas de Patos. Cirurgiã-Dentista do Programa Saúde da Família de João Pessoa – PB.

DOI:

https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1423

Palavras-chave:

Educação em saúde. Ensino. Aprendizagem. Educação superior. Docentes de odontologia.

Resumo

Para que o ensino se constitua em prática vinculada aos interesses maiores da sociedade, é necessária uma redefinição dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação que rompa com os principais problemas já diagnosticados, como a fragmentação curricular, as estratégias de ensino que estimulam a passividade discente e a pouca integração ensinoserviços-comunidade. O professor e o aluno representam papel fundamental nesse sentido, visto serem responsáveis diretos por essas mudanças. O presente trabalho procurou conhecer e comparar a visão de professores e alunos do Curso de Odontologia da UNIFOR sobre o papel do professor no aprendizado do aluno. Para tanto, foram entrevistados alunos do 9º semestre e professores de todas as áreas de conhecimento. As respostas foram categorizadas de modo a poder expressar a visão mais comum entre os dois grupos. Para a maioria dos alunos, os melhores professores são aqueles enquadrados nas categorias “relacional” (50,0%) e “cognitivo” (37,1%). Já para a maioria dos professores, os melhores alunos são aqueles que se enquadram na categoria “motivação” (65,4%), relacionando o aprendizado do aluno a quanto este está estimulado para aprender. O aspecto cognitivo, apesar de ser entendido como importante por ambos, não foi considerado o mais importante para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Ao considerar a motivação como o item mais importante para identificar um bom aluno, o professor transfere a responsabilidade do aprendizado exclusivamente para o aluno. Tendo em vista o grande valor que o aluno imprime à relação interpessoal, é fundamental que tal questão esteja presente na formação do professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Anastasiou LGC. A docência como profissão no ensino superior e os saberes pedagógicos e científicos. Rev Psicopedagogia 2003;20(61):7-16.

Costa AMDD. Contribuição do perfil do aluno de Graduação em Odontologia para redefinição dos recursos usados pelo professor no processo ensino-aprendizagem. Rev Faculdade Odontol Lins 2002;14(1):30-4.

Conselho Nacional de Educação/Câmara de Ensino Superior. Resolução CNE/CES 03, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia. Diário Oficial da União n. 42, Brasília, 04 mar 2002, seção 1, p. 10-1.

Dean AG. Epi Info, version 6.1: a word processing database and statistic program for epidemiology on microcomputers. Atlanta: Center of Disease Control and Prevention; 1994.

Ferreira MLSM. Avaliação no processo ensino aprendizagem: uma experiência vivenciada. R Bras Educ Med 2003;27(1):12-9.

Freire AF. Ensino superior com tecnologia da informação. Leopoldianum 2003;28(78):101-18.

Freire P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 31ª ed. São Paulo: Paz e Terra; 2005.

Iochida LC, Batista NA. O ensino da clínica médica: situação atual, perspectiva e desafios. Rev Bras Clin Terap 2002;28(4):142-5.

Luce MB. Prática acadêmica: metodologias e tecnologias de ensino em questão. Educ Bras 2001;23(47):103-8.

Takahashi RT, Frias MAE. Avaliação do processo ensino aprendizagem: seu significado para o aluno de ensino médio de enfermagem. Rev Esc Enferm USP 2002;36(2):156-63.

Downloads

Publicado

29-01-2006

Como Citar

Augusto Noro, L. R., de Albuquerque, D. F., & Machado Ferreira, M. E. (2006). O desenvolvimento do processo ensinoaprendizagem: visão do aluno e do professor. Revista Da ABENO, 6(2), 109–114. https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v6i2.1423

Edição

Seção

Artigos